Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Os Fontanários

06.01.06 | Fer.Ribeiro
109c-bl.JPG

Não é que me considere já entradote na idade, mas ainda sou do tempo em que os fontanários tinham água e davam de beber a muita gente, principalmente à criançada que por força da brincadeira se tinha de refrescar e repor energias.

Este que se pode ver na foto era um dos fontanários da cidade, um dos que dava de beber a muita gente e fornecia água a muitas casas. Era no tempo em que não havia água canalizada em que os fontanários serviam para encher cântaros de latão que eram “carrados” para as casas à cabeça das mulheres ou a muito custo pelas crianças. Era no tempo até, em que ir à água era pretexto para cruzares de olhares enamorados ou para os putos brincarem mais um pouquinho.

Em Chaves, lembro-me pela sua localização estratégica e também pela sua alguma beleza ou dimensão, deste fontanário, do fontanário da Madalena e o da lapa, além do que havia junto à minha escola primária do Caneiro. Curiosamente, à excepção do último, ainda existem todos, mas sem torneiras e sem água.

Ainda a respeito da foto de hoje, mesmo ao lado do fontanário lembro-me de viver o Padre Azevedo, que pela certa muita gente se lembra, ou como padre ou como professor do Liceu.

3 comentários

Comentar post