Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Rua do Sol (sem sol)

05.01.06 | Fer.Ribeiro
2127-bl.jpg

A Rua do Sol é uma das ruas da cidade que também tem a sua vida própria e com vida, pelo menos desde que a conheço. Mas penso que terá tido sempre mais ou menos o que é hoje. Pensões, restaurantes, residências, residências com aluguer de quartos, vida à qual se deve e muito a proximidade das Caldas.

Mas nem sempre terá sido assim. O casario esconde e encosta-se a um dos legados mais preciosos que a cidade a custo ainda vai possuindo, as muralhas da antiga urbe.

Há dias um amigo dizia-me: - “Se eu fosse Presidente da Câmara, mandava demolir todas as casas da Rua do Sol encostadas à muralha e deixava a muralha à vista”. A ideia até que é bem interessante e até gostaria de ver aquelas muralhas a descoberto. No entanto não me parece hoje “realizável” e depois ou embora o casario encostado também faça parte da história da cidade, que marca uma época, tal como as construções realizadas em cima da Ponte Romana. Mas nem tudo é impossível, basta recordar que há coisa de 30 anos atrás o Forte de S.Francisco também tinha construções encostadas à sua muralha e hoje estão à vista para encanto de quem aprecia.

4 comentários

Comentar post