Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Oucidres

26.11.06 | Fer.Ribeiro
oucidres.jpg

E hoje vamos até ao nº 24 ou 42 de Oucidres, não sei bem, pois fiquei na dúvida.

Este 42 ou 24 é em Oucidres. Mais um daqueles pormenores das nossas aldeias, do banco à porta de casa onde se “apanha” o sol de Inverno ou a sombra de verão, mas mais do que isso, é um lugar de estar, de convívio, onde o dono(a) da casa faz o seu convívio do dia-a-dia, com os vizinhos, com os compadres, com os primos, com a sua gente… Eu diria mesmo que é o sofá da sua sala de estar, onde se têm muitas, saudáveis e longas conversas, ou às vezes só silêncio da merecida sombra ou sol…

Oucidres fica a 15 quilómetros de Chaves, é sede de freguesia, tem 236 habitantes residentes (censos 2001). Fazem parte da freguesia as aldeias de Vila Nova e Vilar de Izeu. A aldeia é tipicamente uma aldeia rural de montanha, com jovens emigrantes, pouca população residente e envelhecida que vai vivendo do que a terra dá, o costume, mas é também uma aldeia com vários pontos de interesse para além do conjunto tipificado pelas construções de granito à vista e madeira, como uma igreja, uma capela, um cruzeiro e uma casa de turismo de habitação rural.

E por hoje é tudo, na certeza de que Oucidres irá passar por aqui novamente, pois o que ficou por mostrar merece ser dado a conhecer.

Até amanhã de volta à cidade.

3 comentários

Comentar post