Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

23
Nov19

Arcossó

Chaves - Portugal (com vídeo)

1600-arcosso (29).jpg

 

Arcossó

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que não tiveram o resumo fotográfico em vídeo aquando do seu post, trazemos hoje aqui o vídeo da aldeia de Arcossó.

 

 

 

Link para partilha ou ver original diretamente no youtube:

https://youtu.be/xZBM0EuF5as

 

Posts do blog Chaves dedicado à aldeia de Arcosso:

https://chaves.blogs.sapo.pt/arcosso-chaves-portugal-1519871

https://chaves.blogs.sapo.pt/arcosso-e-um-pouco-da-sua-historia-1294435

https://chaves.blogs.sapo.pt/360821.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/759312.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/617011.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/617011.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/271080.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/45607.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/85081.html

 

09
Nov19

Anelhe - Chaves - Portugal

(vídeo)

1600-anelhe (43).jpg

 

Anelhe

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que não tiveram o resumo fotográfico em vídeo aquando do seu post, trazemos hoje aqui o vídeo da aldeia de Anelhe.

 

 

Link para partilha ou ver diretamente no youtube:

https://youtu.be/8Y-vuM2AUGE

 

Posts do blog Chaves dedicado à aldeia de Anelhe:

https://chaves.blogs.sapo.pt/anelhe-chaves-portugal-1516859

https://chaves.blogs.sapo.pt/758940.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/471313.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/262184.html

 

 

 

 

02
Nov19

Amoinha Velha - Chaves - Portugal

Aldeias de Chaves (Vídeo)

1600-amoinha (28)-vídeo.jpg

 

Amoinha Velha

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que não tiveram o resumo fotográfico em vídeo aquando do seu post, trazemos hoje aqui o vídeo da aldeia de Amoinha Velha.

 

 

 

Link para partilha ou ver diretamente no youtube:

https://youtu.be/AYMqi_Hh7p0

 

 

Posts do blog Chaves dedicado à aldeia de Amoinha Velha:

https://chaves.blogs.sapo.pt/amoinha-velha-chaves-portugal-1514319

https://chaves.blogs.sapo.pt/amoinha-velha-chaves-portugal-1243678

https://chaves.blogs.sapo.pt/315312.html

 

 

 

 

 

27
Out19

Almorfe - Chaves - Portugal

(vídeo)

1600-almorfe (14)-video.jpg

 

Almorfe

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que não tiveram o resumo fotográfico em vídeo aquando do seu post, trazemos hoje aqui o vídeo da aldeia de Almorfe, freguesia de Moreiras.

 

 

 

Link para partilha ou ver diretamente no youtube:

https://youtu.be/u1yF8_Na5Cs

 

 

Post do blog Chaves dedicado à aldeia de Almorfe:

https://chaves.blogs.sapo.pt/almorfe-chaves-portugal-1510923

https://chaves.blogs.sapo.pt/almorfe-chaves-portugal-1028441

https://chaves.blogs.sapo.pt/217663.html

 

12
Out19

Águas Frias - Chaves - Portugal (Vídeo)

1600-video-aguas-frias (79).jpg

 

Águas Frias

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que não tiveram o resumo fotográfico em vídeo aquando do seu post, trazemos hoje aqui o vídeo da aldeia de Águas Frias.

 

 

 

Link para partilha ou ver diretamente no youtube:

https://youtu.be/1OKNmnUphOg

 

 

Post do blog Chaves dedicado à aldeia de Águas Frias:

https://chaves.blogs.sapo.pt/aguas-frias-chaves-portugal-1504930

https://chaves.blogs.sapo.pt/aguas-frias-1289777

https://chaves.blogs.sapo.pt/755971.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/525215.html

https://chaves.blogs.sapo.pt/502175.html

 

 

 

01
Jan18

Vídeos

1

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso

Dois Ícones que o caracterizam - NADIR/SIZA

Video da conferência com

Dr.Carlos Magno, Arq. Eduardo Souto de Moura e Arq. Siza Vieira

 

Clicar na imagem para ver vídeo

 

video siza.JPG

 

 

2

 

 

16
Mar09

Mestre Nadir Afonso em entrevista SIC

E nestas segundas-feiras dos nossos ilustres, mestres,  artistas, escritores e poetas, trago mais uma vez o Mestre Nadir Afonso e mais um pouco do seu ser, em imagem, numa entrevista dada recentemente à SIC, a respeito da sua exposição "As cidades no Homem" que ainda está patente ao público na Assembleia da República em Lisboa.

 

Assim, para além da entrevista e mais um pouco do Mestre Nadir, fica também o lembrete da exposição para os flavienses que habitam a capital, pois dia 20 de Março a exposição encerra.

 

É pela certa, sem dúvida alguma,  uma exposição a não perder e, que nós por cá lamentamos não a poder visitar. Resta-nos esperar pelo ano 2011, para cá na terrinha,  termos  a sua fundação e a sua obra. Afinal dois anos passam depressa...convém não esquecer, mas também lembrar.

 

.

11
Ago08

Apo(logistas)

.

 

.

Embora o vídeo de hoje ande por terras da freguesia de Stª Cruz/Trindade, que é onde se concentram a maioria das grandes superfícies comerciais da cidade, o tema de hoje volta a ser a ponte romana e pela simples razão de, contra a vontade popular da grande maioria da população, se estarem a fazer todos os arranjos para que a ponte Romana continue com trânsito automóvel.

 

Deixo por aqui o comunicado da ACISAT a respeito do assunto:

 

 

.

 

 

.

 

Só quem é cego é que não vê que o problema dos comerciantes da Madalena e do comércio tradicional nada tem a ver com a Ponte Romana ter ou não trânsito automóvel e este, a manter-se, só servirá para os comerciantes se entreterem à porta dos seus estabelecimentos a ver passar os carros.

 

Mas o caricato da questão são os argumentos tão ridículos como contraditórios que a ACISAT arranja para justificar o trânsito na ponte, começando pelos seus 1900 anos de existência em que se manteve com tráfego. Aliás as pontes são feitas para isso mesmo, mas esquece mencionar que dos 1900 anos da sua existência, pelo menos durante mais de 1800 anos nunca foi atravessada por um automóvel. Também convém realçar que tanto a ponte Barbosa Carmona tal como a Ponte de S.Roque foram construídas precisamente para lhe retirar trânsito de cima. Quanto à cena dos estudantes, essa tem peso, e é sem dúvida um argumento mais que válido. Quanto à nova ponte pedonal (em construção) ser um valioso contributo para a utilização racional da Ponte Romana, também é verdade, principalmente para quem vai ao E’Leclerc a pé. Até me admira como é que a ACISAT não propõe no comunicado o fecho da Ponte Romana aos peões após a conclusão da ponte pedonal. Se calha não se lembrou!

 

Refere ainda o comunicado que os anteriores 70 cm de passeio passaram para cerca de 2m, no entanto vê a necessidade de delimitar os espaços pedonais com floreiras em ferro forjado a condizer com o gradeamento. Boa! Esta é a melhor de todas, pois além de demonstrar que afinal os peões não estão seguros com os automóveis na ponte, vão-se estreitar os passeios com floreiras a condizer com o gradeamento, que é um dos poucos elementos que nada tem a ver com a ponte romana, historicamente falando (Cá pra mim isto foi aprendido nas tais universidades públicas por onde passaram os melhores historiadores flavienses).

 

Por último falta referir o “abaixo assinado” com centenas de assinaturas entregue na ACISAT. Pois nós por cá na blogosfera, conseguimos milhares de assinaturas (5.085) das quais 82% são a favor do fecho definitivo e permanente da Ponte Romana ao Trânsito, mas há também outros “abaixo assinados” em posse da Câmara Municipal com mais de 1000 assinaturas (em apenas uns dias) que defende o fecho da ponte ao trânsito.

 

Só me resta fazer uma pergunta à ACISAT. Onde é que estava e onde estão os comunicados contra a abertura das grandes superfícies e grandes armazéns em Chaves, que esses sim, são os principais inimigos do comércio tradicional. Onde é que estava quando dezenas de comerciantes com minimercados (muitos mais que os da Madalena), foram obrigados a fechar as portas com a abertura dessas mesmas grandes superfícies? Onde é que estava quando viu reabrir o Mini-Preço (com nome camuflado) no Rua do Olival, quando o seu fecho (ao que constou) era uma das cláusulas para poderem abrir as novas instalações no Alto da Trindade? E quanto ao Grande Centro Comercial do qual se fala ou que está previsto para a Fonte do Leite, qual é a opinião da ACISAT?  E a última pergunta à ACISAT: O que é que tem feito em defesa do comércio tradicional!?  Claro que aqui ficam de parte as grandes passagens de modelos com meia dúzia de anoréxicas vindas lá de baixo, como se cá não tivéssemos gajas boas. Pois bastava uma qualquer flaviense para meter no bolso todas as que vieram lá de baixo.

 

 

Até amanhã!

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

15-anos

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • Anónimo

      A minha terraÉ este chão antigoonde o fermento do ...

    • Anónimo

      não indique onde se encontra, rua etc..

    • Fer.Ribeiro

      Olá Soledade, quando li o comentário, assustei-me,...

    • Anónimo

      SÓ fui uma vez a Via Frade mas gostei muito da ald...

    • Anónimo

      Foi uma surpresa para mim encontrar este meu texto...

    FB