Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Agostém - Chaves - Portugal

11.02.17 | Fer.Ribeiro

1600-agostem 43-art (13)

 

No sábado de hoje vamos fazer uma breve passagem pela aldeia de Agostém, com algumas imagens que escaparam à seleção dos posts anteriores dedicados a esta aldeia. Uma passagem apenas em imagem pois as palavras, embora também breves, vão mesmo para a imagem/fotografia.

 

1600-agostem (60)

 

Apenas uma pequena dissertação, minha, sobre o entendimento da fotografia ao longo da sua existência e a forma como lidamos com ela, tendo em conta as suas fases  analógica e digital,  e as suas três formas de se afirmar – p&b, cor e com tratamento de laboratório/estúdio/digital, deixando de parte as inúmeras razões que nos levam de encontro à fotografia e ao acto do registo ou congelamento de um momento que a ao longo do tempo  tem intensificado e banalizado o seu uso, transformando-a num utensílio indispensável e de utilização diária.  Mas não é destas que eu quero falar.

 

1600-agostem (40)

 

A fotografia que eu quero abordar é mesmo daquela que provoca quem as vê, aquelas que despertam em nós um clique, que nos fazem parar e até voltar atrás, que nos provocam, que não nos deixam indiferentes, que têm magia…

 

1600-agostem (93)

 

E pode ser uma qualquer imagem/fotografia, tirada por uma qualquer pessoa, hoje em dia até tirada por uma criança ou adolescente, que muitas vezes conseguem imagens que fazem corar de vergonha os profissionais e entendidos da fotografia.

 

1600-agostem 118-art (16)

 

Enfim, refiro-me a imagens que valem mesmo mais que todas as palavras e que nenhuma conseguirá descrever a sua provocação.