Alminhas, nichos, cruzeiros e afins... Carregal
Cruzeiro Coberto e Capela
O nosso destino de hoje é Carregal, a penúltima aldeia do concelho antes de entrarmos no concelho de Valpaços pela E314, ou seja, pela estrada que liga a cidade de Chaves a Carrazedo de Montenegro.
Carregal é uma pequena aldeia à beira da estrada no planalto da serra do Brunheiro e lá podemos encontrar numa das suas três entradas para a aldeia, mais precisamente na do meio, uma pequena construção toda em perpianho de granito, incluindo a cobertura inclinada contendo no seu interior uma cruz cum uma pintura de cristo crucificado com a inscrição de Senhor do Bom Caminho, e na padieira da porta inscrita a data de 1920, o que nos leva a crer ser um cruzeiro, mas com uma cobertura sui generis, eu, pelo menos, nunca vi igual.
Um pouco mais à frente deste cruzeiro, na mesma entrada para a aldeia, podemos ver a sua capela, com a data de 1980 inscrita na padeira da porta principal e única. Uma capela que a fotografámos em dois momentos, o primeiro no ano de 2008 e o segundo no ano de 2012, apenas 4 anos de diferença, mas que neste entretanto a capela foi sujeita a obras de restauro que também fazem toda a diferença, neste caso para melhor, principalmente no frontão da capela que deixou de ser um murete em betão para deixar à vista, aquele que penso ser o frontão original em granito. Também a cobertura desceu ligeiramente e em vez da telha marselha inicial passou a ter telha lusa, toda a parede exterior foi limpa e o sino tem um novo contrapeso, quase parecendo uma nova capela.
Penso que dentro desta temática é tudo o que há em Carregal, mas numa próxima visita à aldeia, procuraremos com mais atenção, ou então se alguém der pela falta de alguma coisa, que nos informe, que nós vamos lá, fazemos o registo e num futuro post trazemos aqui outra vez a aldeia de Carregal.
Como vem sendo hábito fica também o nosso mapa de localização/inventário com mais este cruzeiro e capela.
Até amanhã com “O Barroso aqui tão perto” e a aldeia da Granja, do concelho de Boticas e mais um ano do passado da Ferira dos Santos em Chaves.