Alminhas, nichos, cruzeiros e afins... Tronco
Aldeias do Concelho de Chaves
O nosso destino de hoje é a aldeia de Tronco para onde fomos à procura das suas representações e manifestações religiosas, e é mesmo assim, um destino onde seria suposto irmos, mas na realidade não vamos, isto porque já lá fomos, várias vezes até, e em recolha fotográfica mais alargada, pelo menos duas vezes, uma no ano de 2006 e outra em 2009. Serve esta pequena introdução também para justificar e dizer-vos que as fotos que hoje aqui ficam são todas de arquivo, precisamente dos anos atrás citados, daí, algumas, podem eventualmente estar já desatualizadas.
Pois em Tronco, pelo menos, temos uma igreja, uma capela, um pequeno nicho e outras manifestações ou alusões de carater religioso, algumas bem interessantes e outras curiosas.
Pelo meio deixamos também imagens e alusões ao São Tiago e ao Senhor dos Passos, imagens e referências que aparecem quer no interior da capela e igreja, bem como no exterior, como o Senhor dos Passos que dá (ou dava pois não sei se ainda existem como tal) a um café e uma sapataria, que neste último caso até teria algum sentido ao juntar “passos” a “sapatos”, mas não é por essa razão, na verdade o São Tiago é o orago da aldeia e o Senhor dos Passos é celebrado na festa da aldeia que acontece anualmente no segundo domingo de agosto.
Penso que existem na aldeia também alminhas, mas infelizmente não temos imagens em aquivo, isto porque aquando ocorreram as nossas visitas à aldeia esta rubrica ainda não existia e daí não tivemos a preocupação de as procurar ou informar-nos se existiam, mas penso que existem porque na página oficial do município de Chaves, numa referência à aldeia de Tronco estão lá mencionadas. Ficam para uma próxima oportunidade, pois já está prometida e planeada mais uma ronda pelas nossas aldeias do concelho, e nessa, já temos agendadas as alminhas como uma prioridade. Mas não vai ser para já.
Por último fica, como habitualmente, o nosso mapa inventário com mais uma atualização e as referências à aldeia de tronco.
Até amanhã!