Alminhas, nichos, cruzeiros e afins - Capeludos
Capela de Capeludos
Hoje vamos até Capeludo, lá bem no alto da Serra do Brunheiro, mais propriamente no grande planalto do Brunheiro onde se localiza toda a freguesia de Nogueira da Montanha, planalto esse que vai até ao limite do concelho de Chaves e entra depois no Concelho de Valpaços.
Os acessos ao planalto do Brunheiro podem-se fazer pelas duas estradas principais que ligam Chaves ao concelho de Valpaços, ou seja, pela N213 ou pela ER314, esta última atravessa parte do planalto do Brunheiro, e é por ela que devemos ir para Capeludos, embora lhe passe ao lado, pois em France, teremos que sair dela, à esquerda, para chegar à aldeia.
Trata-se de uma pequena aldeia da freguesia de Nogueira da Montanha e em termos de arquitetura religiosa só encontrámos no nosso arquivo fotográfico uma, também pequena, capela, no entanto, deixo sempre o aviso que as nossas rondas pelas aldeias flavienses já foi feita há uns anos e na altura sem a preocupação de alimentar esta rúbrica das “alminhas”, daí pode acontecer que nos tivesse escapado qualquer coisa que, se tal aconteceu, será feita justiça na próxima ronda que fizermos pelas nossas aldeias do concelho, e aí sim, iremos atentos a tudo que tenha a ver com arquitetura religiosa e “afins” – alminhas, cruzeiros, cruzes, calvários, etc.
Assim, hoje deixamos por aqui imagens dessa capela, com diferentes vistas e um pormenor. É tudo que temos, mas deixamos também o nosso mapa de localização/inventário devidamente atualizado com mais uma capela, a capela de Capeludos.
Até mais logo, se possível, com um apontamento que já deveríamos ter publicado, ou então, caso o tempo não nos permitir, fica para amanhã. Até lá.