Alminhas, nichos, cruzeiros e afins - Gondar
Gondar - Nogueira da Montanha - Chaves
Hoje vamos até Gondar, uma pequena aldeia da freguesia de Nogueira da Montanha, em pleno planalto da Serra do Brunheiro, onde, pelo menos, existe uma capela e um cruzeiro, coberto.
Já se sabe que as nossas aldeias, por mais pequenas que sejam, têm sempre espaço para uma capela, esta de Gondar, a seguir mais ou menos as características das restantes capelas do concelho, construída em granito que está na totalidade à vista, embora, a julgar pelos cunhais, molduras dos vãos e cornijas salientes e pedra trabalhada, talvez inicialmente tivesse os panos de paredes exteriores rebocados, ficando apenas à vista os elementos atrás referidos.
Além da capela existe uma cruz pintada com cristo crucificado que está coberta com um pequeno telhado de 4 águas acete em três paredes de granito (laterais e posterior) tendo a fachada principal um murete também em granito até meia altura da fachada sendo o restante um gradeamento em ferro, tal como a porta de acesso. Pela localização, no largo principal da aldeia e num cruzamento de caminhos, julgo tratar-se de um cruzeiro, embora com a sua cobertura a não seguir a arquitetura mais comum aos cruzeiros coberto da região.
Foi tudo que encontrei no arquivo fotográfico da aldeia, embora, como vem sendo habitual salientar, pode ser que haja mais elementos de cariz religioso na aldeia que escaparam ao nosso registo nas visitas que fizemos à aldeia, mas se assim for, fica o registo para uma próxima visita à aldeia e aí, faremos aqui a atualização deste post.
Por último, fica também como habitualmente, o nosso mapa de localização/inventário com mais uma atualização.
Até amanhã!