Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Cando - Chaves - Portugal

08.07.17 | Fer.Ribeiro

1600-cando art (2)

 

Hoje toca a vez à aldeia do Cando passar por aqui outra vez, e já ia sendo tempo, pois já lá vai uma temporada em que não marcava aqui presença, não por qualquer razão em especial, mas simplesmente porque no meio de tanta aldeia do concelho de Chaves, há sempre umas que não calham na escolha.

 

1600-cando (22)

 

E diga-se a verdade, ao rever hoje as fotos da aldeia que tenho em arquivo senti a necessidade de por lá passar outra vez, com os olhos de hoje, pois também os olhares vão sendo educados e aperfeiçoados para outros interesses. Um dias destas iremos novamente até ao Cando.

 

1600-cando (105)

 

Entretanto ficam alguns olhares que escaparam nas últimas seleções e um, em especial para meu deleite com a arte do ferro nos pormenores das antigas construções, coisas que hoje já não se usam e que foram feitos pelos artistas das mais velhas profissões, à mão, ainda sem a ajuda das novas máquinas e tecnologias. No caso, um "cachorro" de suporte de uma varanda, mas sem casa e sem varanda.

 

1600-cando (53)

 

 

Aldeia do Cando que embora esteja aqui mesmo às portas da cidade, ainda se sente a sua ruralidade e ainda se vai sentido o ser aldeia, isto, no seu núcleo antigo, pois quanto aos novos bairros na periferia da aldeia, são autênticos dormitórios da cidade.

 

 

 

1 comentário

Comentar post