Chaves de Ontem - Chaves de Hoje
O Liceu de Chaves
Hoje, nesta rubrica de Chaves de ontem, Chaves de hoje, não vamos andar com muito palavreado, apenas deixar 5 momentos distintos daquela que hoje é a Escola Secundária Fernão de Magalhães, mas que continua a ser conhecido como o Liceu.
Um primeiro momento em que o Liceu já não era convento mas que ainda não era Liceu, mas sim um Museu arqueológico. Ia para dizer o primeiro museu de Chaves, mas não, pois reza a história que o primeiro foi o nosso duque, o Duque da praça principal, o D.Afonso, que no seu tempo o abriu, conjuntamente com uma biblioteca.
As outras duas imagens (esta anterior e a seguinte) já mais recentes, aí sim, já era Liceu, o Liceu Nacional de Chaves que depois também se passou a chamar Liceu Fernão de Magalhães, ainda no tempo em que ainda se ensinava que todos os navegadores de nacionalidade portuguesa, eram heróis nacionais, mesmo que estivessem ao serviço do reino de Espanha e não tivessem sido eles a levar a cabo as proezas que nos impingiam, essas iam por el cano abaixo… fosse ele Sebastião ao não, pois Sebastião só tínhamos um, mas esse perdeu-se num dia de nevoeiro.
Por fim, o Liceu de hoje, com a primeira imagem que abre esta rubrica a ser datada de outubro do ano que passou e a que fica a seguir, também do último dia do ano de 2020.
Por último só um aparte, pois trata-se da minha escola, ou seja, de todas as escolas por onde passei, e foram algumas, esta foi a que mais me marcou e onde muita coisa me aconteceu pela primeira vez, para além dos amigos que ficaram para sempre, esta foi a minha verdadeira escola.