Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

04
Nov19

Cidade de Chaves

Santos e Outono - dia 11

1600-santos-19 (487)

 

4 de novembro de 2019

Santos e Outono – dia 11 (último dia)

Adeus Feira dos Santos

 

Adeus Feira dos Santos, para o próximo ano há mais e também aqui rematamos a série de publicações que dedicámos à feira, que este ano embora não tivesse havido feira no dia 30 de outubro, tradicionalmente apelidada de “Feira da Lã”, a verdade é que a feira deste ano foi mais longa que o habitual, terminando apenas ontem, dia 3 de novembro.

 

1600-santos-19 (37)

 

Hoje vamos deixar por aqui em imagem algumas das que nos deu gosto fazer, em jeito de resumo da feira, mas diga-se a verdade, são todas do dia 31 de outubro, pois embora estando cá na terrinha, não houve oportunidade para mais, outros interesses e obrigações impuseram-se em troca da feira.

 

1600-santos-19 (442)

1600-santos-19 (385)

 

 E diga-se a verdade, são apenas imagens do dia 31 de outubro, é certo, mas para mim é o principal dia da feira, talvez pela sua componente rural, de trazer o gado até nós, espécies e raças autóctones da região,  principalmente aquele que vem a concurso e que proporciona momentos únicos de imagem.

 

1600-santos-19 (337)

1600-santos-19 (150)

 

Ficam alguns momentos do concurso de gado bovino, de três raças transmontanas, a barrosã, caracterizada pelos seus enormes cornos abertos, a maronesa pela sua cor preta e a mirandesa pela sua cor castanha. Claro que estas são apenas algumas características, pelo menos são aquelas que a mim me ajudam a identificá-las, exceção para a raça barrosã que, de tanto a ver e fotografar no seu ambiente natural, já a trato por tu…

 

1600-santos-19 (146)

1600-santos-19 (114)

 

A título de curiosidade, embora a raça barrosã assuma o nome da região do Barroso, o seu ambiente natural é mais o Barroso verde do Baixo Barroso e do Alto Minho.

 

1600-santos-19 (97)

 

Pois este ano fiquei-me pelo concurso do gado e por uma breve volta pelas ruas da cidade, mesmo assim deu para congelar alguns momentos, alguns da magia que invade as crianças e que lhes faz brilhar o olhar.

 

1600-santos-19 (530)

 

Mas o mundo das crianças é mesmo o parque de diversões, os “carrosséis”, que até a nós adultos nos faz regressar a alguns momentos da nossa juventude. Pena mesmo foi perderem-se algumas das diversões/espetáculo, tal como aconteceu com o poço da morte…foi bom enquanto durou.

 

1600-santos-19 (640)

 

Em termos de arte já tinha visto de tudo na Feira dos Santos, mas há sempre novos momentos, este ano fui surpreendido com o tango argentino dançado e cantado, na Rua de Santo António. Embora na imagem só apareçam os dançarinos, havia um terceiro elemento do grupo a cantar.

 

1600-santos-19 (543)

 

E para terminarmos esta série de publicações dedicada aos santos e outono, vamos lá à foto da magia das cores, pena esta magia durar tão pouco tempo, mas dá sempre para umas imagens. Hoje apenas uma, da Praça do Brasil, em Chaves.

 

1600-santos-19 (621)

 

Mas hoje temos um extra, um vídeo com todas as imagens que publicámos nesta série dedicada aos santos e outono.

 

 

 

Se quiser partilhar ou ver o vídeo diretamente no YouTube, siga este link:

https://youtu.be/xu71UwsT9Sw

 

 

E é tudo por hoje, amanhã há mais, embora de Feira dos Santos só para o ano, quanto ao Outono, pela certa que nos próximos dias teremos por aqui mais alguma coisa.  

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

Olhares de sempre

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes