Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

10
Ago22

Cidade de Chaves - Um olhar, três monumentos

o forte, a capela e o liceu


1600-(55169)

 

Hoje fica uma foto que é do tipo 3 em 1, ou seja, três construções, três arquiteturas e três monumentos. Eu explico melhor:

 

- três construções, que por ordem de profundidade, a primeira é a do Liceu (ou Escola Secundária Fernão de Magalhães), a segunda da Capela da Lapa e a terceira do Forte de S.Francisco.

 

- Três arquiteturas, agora por ordem contrária, em que uma é de arquitetura militar, outra religiosa e outra escolar.

 

- Três monumentos, ora aqui pouco interessa a ordem, porque dois são mesmo monumentos e o terceiro também é, não por serem oficialmente monumentos nacionais, mas pelo menos são edifícios classificados, mas mais pelas suas funções de ontem e de hoje. O Forte de São Francisco por ter sido um dos bastiões da nossa defesa militar, que por acaso, até, das únicas vezes que foi necessário defender-nos, não nos defendeu, mas prontos, faz parte dos nossos monumentos seiscentistas, e isso basta-lhe.

Já a capela da lapa, mesmo de construção mais singela que a do forte, pelo menos em tamanho, não cumpre a sua função religiosa de missas habituais, casamentos e batizados, mas cumpre uma função ainda mais nobre, a de ser funerária, que na ausência de uma casa funerária a sério, e mesmo sem condições, vai recebendo os nossos entes queridos e os outros também, porque a morte, podemos não gostar dela, mas é democrática, não escolhe ricos nem pobres, poderosos ou não poderosos e nunca foi racista.

Quanto ao liceu, é o meu monumento, foi a minha escola, que me ajudou a educar e formar, foi onde mais aprendi, quer nas aulas, quer fora dela, cheia de momentos felizes, e hoje, até mesmo aqueles que foram menos felizes, são felizes, quem me dera passar por eles outra vez. Foi lá que fiz amigos para sempre, e conhecidos quase todos os de então, incluindo algumas bestas que já então demonstravam um bocadinho das bestas que iriam ser toda a vida e não estou a falar daqueles que não se davam muito bem com os estudos, pois desses conheço alguns e até são bem-educados e bem formados, as bestas a que me refiro, são mesmo bestas… bem, e fico-me por aqui porque já fiquei maldisposto… Mas viva o Liceu!

 

Até amanhã! 

 

P.S. - Hoje não há "Crónicas de assim dizer", foram de férias!

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB