Dia mundial da fotografia
Dia 19 de agosto, dia mundial da Fotografia.
Tudo começou em 1826 quando o francês Joseph Nicéphore Niépce, desde uma janela com uma placa de estanho coberta de um derivado de petróleo, exposta à luz durante quase oito horas chegava àquela é conhecida como a primeira fotografia:
Primeira fotografia - 1826 - de Joseph Nicéphore Niépce
No entanto apenas era o ponto de partida, o início dos inícios da fotografia e muita gente e ciências (física e química) esteve envolvida até que Louis Daguerre, em 1837 inventa um processo fotográfico que dá pelo nome de daguerreótipo que, passado dois anos, em 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências reconhece a invenção de Daguerre, data que hoje se celebra como Dia Mundial da Fotografia . No mesmo ano de 1839 William Fox Talbot inventa outro processo fotográfico, o calótipo, considerando-se assim o ano de 1869 como o ano da invenção da fotografia.
A primeira fotografia colorida, tirada por James Clerk Maxwell em 1861
Arte ou não, a discussão mantém-se, a realidade é que a fotografia está aí, na rua, em estúdio, em casa, no espaço, onde quer que seja há uma câmara fotográfica a congelar momentos, hoje maioritariamente digital, embora a analógica ainda tenha adeptos, a fotografia está ao alcance de todos e de todas as idades.
Em Chaves, em maio de 2010, 34 amantes de fotografia reuniram-se e formaram uma Associação de Fotografia e Gravura, a LUMBUDUS, à qual este blog dedica hoje este dia Mundial da Fotografia.
Hoje a Associação Lumbudus conta atualmente com mais de setenta associados e ao longo dos seus seis anos de existência e tem garantido todos os meses, pelo menos, uma exposição patente ao público quer em Portugal quer na Galiza, promovido encontros fotográficos (dois por ano), realizado vários cursos de fotografia, cursos de Photoshop, workshops, concursos de fotografia, contando ainda com a publicação de um livro de coleções de postais, livro e postais comemorativos a chegada do comboio à cidade de Chaves, aliás exposição que está atualmente patente ao público e até ao fim deste mês na Adega do Faustino em Chaves.
A associação Lumbudus tem por objeto social a prática, promoção e divulgação da fotografia e da gravura, e tudo tem feito por isso e mais não faz porque não pode ou não deixam fazer…. Não por falta de projetos mas antes por falta de apoio de quem tem competências e obrigação de apoiar projetos associativos, preferindo promover e apoiar iniciativas pessoais. Mas a lumbudus tem a força dos verdadeiros amantes da fotografia, sem interesses pessoais, sem fins lucrativos, não subsidiada, vivendo apenas da quotização dos seus associados e colaborando em iniciativas, e abrindo as suas, à comunidade onde se insere numa perspetiva de reciprocidade.
Mas enfim, temos pena que as associações independentes como o é a Lumbudus, sejam esquecidas e mal amadas por quem tinha obrigação de as apoiar e em vez disso, apoiem seitas que em vez de servirem a fotografia se servem dela.
E é por esta e por outras que hoje, no dia Mundial da Fotografia, dedico este post à Lumbudus – Associação de Fotografia e Gravura.