Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Dorna - Chaves - Portugal

28.10.17 | Fer.Ribeiro

1600-dorna (41)

 

Dita a ordem alfabética das nossas aldeias flavienses que a seguir a Dadim seja a Dorna. Ora como no último sábado fomos até Dadim, hoje fica aqui a Dorna. Curiosamente duas aldeias de montanha nas ordem dos 900m de altitude,  embora Dadim fique ligeiramente abaixo dessa altitude a  Dorna acima.

 

1600-dorna (204)

 

Também ambas as aldeias ficam no limite do concelho de Chaves, Dadim a cerca de 4 km da fronteira com a Galiza e a Dorna bem mais perto do limite, a apenas 500m do concelho de Valpaços. No entanto, e embora estas duas aldeias comunguem destas identidades, também têm as suas singularidades e na prática, em comum, apenas têm ser ambas do concelho de Chaves.

 

1600-dorna (83)

 

E uma vez que a prosa de hoje deu para iniciar por falar em Dadim, das terras da Castanheira, os castanheiros são mais da Dorna. Aliás de fizermos o exercício de ver a fotografia aérea da região da Dorna, facilmente verificamos uma enorme macha de arvoredo metodicamente plantado e planeado que por conhecimento sei serem castanheiros, uns valente hectares, na ordem dos 1200 ha, embora a maioria pertença ao concelho de Valpaços.

 

1600-dorna (48)

 

Castanha que é o principal rendimento da população daquela pequena região de castanheiros que, pelo que por aí se vai ouvindo, este ano é para esquecer, com baixa produção e castanha de menores dimensões. Esperemos ao menos que sejam saborosas, pois o S. Martinho está à porta e nesse dia, manda a tradição que se faça um magusto. Esperemos então que haja castanhas que cheguem para tanto magusto e que, repito, sejam saborosas para a jeropiga correr melhor.

 

1600-dorna-art

 

E é com esta de castanhas e jeropiga que vos deixo, contudo antes do S.Martinho ainda temos a grande festa de Chaves – a Feira dos Santos – já com barracas espalhadas pela cidade.