Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

02
Fev19

Feira dos Sabores 2019 - Chaves - Portugal


1600-sabores-19 (44)

Sabores_2019_cartza.jpg

 

Já começou ontem, sexta-feira, continuou hoje, sábado, e terminará amanhã, domingo, a Feira dos Sabores de Chaves, e claro, não poderia deixar de passar por lá para dar uma vista de olhos, o que acabei por fazer hoje ao fim da tarde.

 

programa.jpg

 

Fiz o exercício de ir ver e ler aquilo que tenho dito neste blog ao longo do tempo em que esta feira existe.  Regressei até ao ano de 2008, ano em que penso que a feira adotou o título de Sabores e Saberes de Chaves, onde dizia o seguinte:

E para aqueles que dizem que em Chaves nada acontece, temos a partir de amanhã e até Domingo a feira ou festival “Sabores & Saberes” de Chaves, com produtos locais e festival gastronómico. Depois de alguns ensaios de feiras e festivais, à moda do que está na moda em todas as terrinhas, Chaves ensaia agora os seus “Sabores” e “Saberes” e verdade se diga, sabores e bons não faltam por cá, saberes, também ainda vai havendo, assim se saibam saborear e dar a saborear e esperar também que pela qualidade e diversidade dos nossos produtos comece a atrair pessoal de fora e um dia se torne num grande festival.

 

1600-sabores-19 (61)

 

Por natureza sou inocente e acredito em tudo que (me) dizem e nas coisas tal qual mas pintam. Mas já fui mais inocente, e embora hoje em dia continue a acreditar, também aprendi a desconfiar, ou seja, dou sempre o lugar à dúvida e não crio grandes expetativas para não acabar desiludido.

 

1600-sabores-19 (64)

 

Em 2009, sobre a mesma feira dos Sabores e Saberes de Chaves, disse isto:

 

Ainda a feira “Sabores e Saberes” não se tinha realizado e já estava a ser um sucesso. Panfletos, cartazes e pendões de rua, notícias nos jornais nacionais e regionais, rádio e televisão, tendo mesmo honras da TSF com um programa em directo desde a feira e também da RTP no programa a Praça da Alegria, que segundo me contaram,  contou com a presença “da feira” em estúdio e transmissões em directo desde as Termas de Chaves.

Pode-se dizer que em termos de publicidade a organização já sabe como é que os sucessos se vão fazendo.

Mas também isto:

Que bem pregou Frei Tomás, sempre foi assim, uma coisa é aquilo que diz, outra é aquilo que faz.

 

1600-sabores-19 (13)

 

Como a ideia era boa, acreditei que esta feira de Sabores e Saberes de Chaves iria fazer a diferença, mas depressa mostrou que os sabores eram poucos e os saberes ainda menos, pelo menos (d)os nossos, e digo isto porque mais de metade da feira era feita com saberes e sabores de outras terras de Portugal. Certo que a feira ao longo dos tempos se foi alterando, pelo caminho perdeu os Saberes e hoje já só é feita de Sabores. Com o tempo tornei-me crítico desta feira, principalmente quando embriagados pela cegueira, inventavam sucessos e se mentia descaradamente, como aconteceu em 2010 em relação ao número de visitantes da feira (60.000), o que me deu para fazer alguma contas. Saliente-se que a feira nunca teve contador de visitas. Fora estas as minhas contas:

 

1600-sabores-19 (6)

 

Quem sou eu para duvidar do contador de visitas e de pessoas do Sabor e Saberes, ou por em causa aquilo que é desenvolvido na noticia do certame, mas em jeito de quem se entretém a fazer do sudoku , resolvi fazer umas contas e umas comparações com tal número de visitas, então cheguei à conclusão:

 

- Como a feira durou 3 dias, em média recebeu 20 000 visitantes por dia;

 

- Partindo do princípio que abria às 9 e fechava à meia-noite, portanto aberta ao público durante 15 horas, recebeu 1333.3 visitas por hora, ou seja, 22,22 visitas por minuto, ininterruptamente entre as 9 da manhã e a meia noite.

 

- Se fossem utilizados autocarros para fazer deslocar a totalidade dos visitantes, teriam que ser utilizados 1200 autocarros.

 

- Pode-se também chegar a conclusão que o número de pessoas que visitou, corresponde a toda a população do concelho, acrescida de mais 15 000 forasteiros.

 

- Os visitantes encheriam 5 vezes, com lotação esgotada, o estádio municipal.

 

- Comparativamente com a Feira dos Santos (“100 000” visitantes), os Saberes e Sabores tiveram mais de metade dos visitantes.

 

-  Sabendo que este ano cresceram 30 000 visitantes aos Sabores e Saberes, a manter-se a tendência  na edição do próximo ano, as visitas dos Sabores e Saberes será igual ao número de visitantes da Feira dos Santos.

 

- Mas há mais números, pois se contabilizarmos o fumeiro vendido, cada visitante, em média, comprou 2 alheiras e uma linguiça além de ter comido um pastel. Como eu fui lá 3 vezes e não comprei nada,  houve alguém que levou para casa 8 alheiras, 4 linguiças e comeu 4 pasteis .

 

1600-sabores-19 (52)

 

E como o pior cego é aquele que não quer ver, para quê andar a gastar o meu tempo com estas coisas?  a desgastar-me e mesmo a ter de pagar pelas minhas ousadias. Pois a  partir de certa altura deixei de criticar este tipo de eventos, simplesmente passei a ignorá-los aqui no blog, embora a esperança de que as coisas mudassem me continuassem a levar por elas numa visita…

 

1600-sabores-19 (59)

 

Entalada entre duas grandes feiras de fumeiro, mais antigas e com tradição (Vinhais e Montalegre) a cidade de Chaves não consegue competir com elas na componente do fumeiro. A ideia dos Sabores e Saberes, alargaria o leque de produtos para uma feira deste género, mas teríamos de ter algo mais para além do fumeiro para fazer a diferença. Agora a questão, as questões, grandes questões que eu levanto, são:

     Qual o objetivo da nossa feira?

     Os objetivos são atingidos?

     Será esta a melhor forma de atingir esse objetivo?

 

1600-sabores-19 (55)

 

Se nos libertarmos de preconceitos, estas questões são de fácil resposta, ninharias, insignificâncias  para a grande questão que nos devemos colocar – Que futuros e qual queremos para a cidades de Chaves? Esta sim, é a verdadeira questão que todos os flavienses nos devemos colocar. Claro que os sabores são de extrema importância para a felicidade das nossas barriguinhas, mas penso que para responder a esta grande questão, precisamos mais de saberes do que de sabores. Esta fica para reflexão.

 

1600-sabores-19 (53)

 

 

Quanto aos sabores de Chaves já sabemos que são bons, há é que saboreá-los. Em imagem deixo-vos alguns dos ingredientes para uma boa tainada, um bom almoço ou jantar mais ligeiro,  talvez apenas faltem as verduras, umas couves, grelos ou nabiças e umas batatas.

 

1600-sabores-19 (15)

 

Aparentemente há duas imagens (estas últimas) que parecem estar fora do baralho, pois vê-se logo que os retratados não são gente da nossa, não são de cá. De facto assim é, estão na Feira dos Sabores, mas são letões (da Letónia) que chegaram à feira por mãos da ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.  

 

1600-sabores-19 (25)

 

Trata-se de um projeto de cooperação LEADER “Local Craft Up” com a presença do GAL da Letónia “Zied Zeme” e vários dos seus promotores locais. O projeto participa na feira “Sabores de Chaves” através de uma mostra de produtos gastronómicos da localidade de Lielvarde, Letónia. Gente simpática que também têm bons sabores para degustar.

 

 

1 comentário

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

1600-(61066)-21-anos

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • fjr barreiro

      Parabéns AMIGO Fernando DC Ribeiro por mais este a...

    • Fer.Ribeiro

      Caro Cid Simões, eu é que agradeço as suas visitas...

    • Cid Simões

      Há muitos anos que acompanho o seu trabalho e agra...

    • cid simoes

      Além de lhe desejar muita saúde, convido-o a const...

    • Anónimo

      *Cidade da Niebla*Vá-se lá saber por quê, o Post(a...

    FB