Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Fornelos - Chaves - Portugal

09.12.17 | Fer.Ribeiro

1600-fornelos (6)

 

Nesta nova ronda pelas aldeias do concelho de Chaves, hoje toca a vez a Fornelos, uma das nossas aldeias atravessadas pela Nacional 314, que liga Chaves a Murça com passagem por Carrazedo de Montenegro. Embora desclassificada como Estrada Nacional e sendo uma estrada secundária é uma das vias mais importantes do concelho de Chaves, a par das outras Estradas Nacionais, não fosse por ela que se faz a ligação a quase 1/3 das aldeias de Chaves, para além de ser uma das estradas da nossa rede viária do concelho mais interessantes de percorrer, embora com o devido cuidado, pois a sinuosidade e largura da estrada a isso recomenda.

 

1600-fornelos (42)

 

É também por esta estrada que se faz o principal acesso à Serra do Brunheiro e seu planalto e um dos dois acessos principais ao concelho de Valpaços, aliás a aldeia está no limite do concelho de Chaves, num dos pontos mais altos do concelho (920m),  localizada no alto do planalto onde a montanha de começa a desdobras paras as duas vertente, a do concelho de Chaves e a do concelho de Valpaços.

 

1600-fornelos (3)

 

Embora em fotografia a aldeia de Fornelos não passe por aqui muitas vezes, mesmo porque é uma aldeia pequena e maioritariamente com construções mais recentes, o que não vai muito de encontro às preferências deste blog, mais dedicado à antiga arquitetura rural transmontana. Ia dizendo que tem tido muitas imagens mas tem passado por aqui muitas vezes nas palavras de Gil Santo, s com as estórias e contos  que já há uma década vai deixando neste blog e nos seus livro, com mais um acabadinho de sair e que num dos próximos dias traremos aqui.