Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Lagarelhos - Chaves - Portugal

27.01.18 | Fer.Ribeiro

1600-lagarelhos (254)

 

Hoje vamos passar mais uma vez por Lagarelhos, com uma breve paragem para ver um pouco da sua vida diária, do seu casario e das vistas que desde lá se alcançam.

 

1600-lagarelhos (214)

 

Lagarelhos é uma das aldeias da EN314 ou da estrada que liga a Carrazedo de Montenegro mas também a umas dezenas de aldeias do nosso concelho. Em plena  Serra do Brunheiro mas a espreitar para os dois principais vales do concelho de Chaves, o vale da Ribeira de Oura e o próprio vale de Chaves, mas para vermos este em pleno, teremos de subir um pouco até à estrada que segue para Santiago do Monte.

 

1600-lagarelhos (208)

 

Como aldeia implantada à beira da estrada, vai vendo quem passa, mas já os que passam, se não pararem, pouco ou quase nada verão da aldeia, tanto mais que a longa curva que abraça quase toda a aldeia, exige a atenção de quem conduz. Já para conhecer a capela, pequena e simples, mas cumprindo as linhas das capelas tradicionais transmontanas, construídas em granito à vista.

 

1600-lagarelhos (244)

 

Trata-se de uma pequena aldeia, mas o suficiente grande para ter a capela e em tempos ter tido uma escola, da qual hoje só já resta o edifício e a memória de alguns lá terem aprendido as primeiras letras, a ler e contar, e se isto chegava para os mais antigos, para os mais novos, foi o passaporte para descerem à cidade e continuar os estudos que lhes abriu outros horizontes fora da escravidão à terra e à serra.

 

1600-lagarelhos-art

 

Por nós continuaremos a passar por lá quando tiver de ser, mas também a parar sempre que um motivo nos desperte o olhar da objetiva ou então para apanhar mais um pouco de sol antes de mergulhar no nevoeiro dos vales.