Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

30
Dez18

O Barroso aqui tão perto - Ano de 2018


barroso (133).jpg

montalegre (549)

 

Hoje é dia da nossa habitual rubrica dos domingos  “O Barroso aqui tão perto”.  Acontece que neste fim de semana até são os  seus dois dias dedicados ao Barroso, pois ontem (sábado) andámos todo o dia  por lá em recolha de algumas imagens em falta e à descoberta de alguns pormenores, e hoje (domingo) calha-nos a publicação do post. Um pouco apertado para o podermos dedicar a uma aldeia, é que entre escolher imagens, fazer pesquisas para o texto e elaborar o post,  demoramos sempre umas largas horas, trabalho que costumamos fazer aos sábados e às vezes ainda se prolonga para domingo. Na impossibilidade de o fazermos, optamos por um post alternativo, também dedicado ao Barroso, mas em jeito de balanço, por um lado, dando conta de todas as publicações que fizemos este ano, por outro, dando conta  daquilo que nos falta fazer nesta aventura de deixar aqui todo o Barroso, para já apenas o Barroso do Concelho de Montalegre, embora pontualmente também já vá surgindo o Barroso de Boticas.

 

1600-cela (70).jpg

Cascata de Cela Cavalos

1600-currais (60).jpg

Trecho de Currais

Então para este post em que não vamos ter tempo de trazer aqui uma aldeia, nem de selecionar novas fotografias, vamos deixar aqui algumas imagens daquelas que fomos deixando aqui durante todo o ano, uma seleção com algumas imagens que nos deu gozo registar, mas também uma listagem das aldeias que já abordámos até hoje bem como as aldeias ou temas que faltam passar por aqui.

 

1600-fafiao (185)-composicao.jpg

Fafião - Escultura do lobo

1600-leiranco (4).jpg

Serra do Larouco vista desde a Serra do Leiranco

Assim, desde janeiro até dezembro deste ano de 2018, deixámos por aqui 45 publicações com aldeias e temas do Barroso:

 

publicacoes-1.jpg

publicacoes-2.jpg

publicacoes-3.jpg

 

Mas para terminarmos o concelho de Montalegre, ainda nos faltam percorrer muitos caminhos, aqui no blog, pois no terreno já foram todos percorridos, exceção para alguns pormenores e temas que também aqui queremos trazer, mas que por várias razões ainda não pudemos ir aos locais ou abordar os temas, principalmente por falta de disponibilidade nossa ou de terceiros e pela dificuldade dos acessos.

 

1600-misarela (160).jpg

Ponte da Misarela

Para já, daquilo que já temos em recolha, do concelho de Montalegre faltam ainda passar por aqui:

 

- As 6 aldeias dos colonos, nomeadamente: Aldeia Nova do Barroso; Aldeia Nova de S.Mateus; Aldeia do Alto Fontão; Casais da Veiga; Criande e Vidoeiro.

- Antigo de Viade

- Barracão

- Borralha (Minas)

- Cabril

- Lama da Missa

- Paradela do Rio

- Peireses

- Pisões

- Pitões das Júnias

- Salto

- Chã (S.Vicente)

- Tourém

- Viade de Cima

- Vila da Ponte

- Vilar de Perdizes

- Sede do Concelho - Montalegre

 

1600-padroes (14).jpg

Alminhas - EN103 próximas da aldeia de Padrões

1600-pisoes (226).jpg

Entardecer na Barragem dos Pisões

Claro que o Barroso não se esgota no concelho de Montalegre,  nem nas suas aldeias e vilas. Muito temas há que merecerão uma abordagem mais específica e outro tipo de tratamento, por isso, enquanto este blog existir, continuará a ter os domingos e/ou outros dias para abordar esses temas, assim tenhamos nós disponibilidade e meios para o fazer e eles passarão por aqui. À nossa maneira, claro, carregados de boas intenções, com os nossos defeitos, mas, também algumas virtudes havemos de ter e, sempre, com a mesma dificuldade de ter acesso à informação que gostamos de partilhar. Contudo, a ideia é mesmo mostrar o Barroso de modo a servir de convite a uma visita, a esse (este) Barroso que temos aqui tão perto, lembrando que este blog é made in Chaves, mas  na companhia dos nossos vizinhos e com o espirito de boa vizinhança, afinal de contas todos eles pérolas do colar chamado Reino Maravilhoso, tal-qual Miguel Torga tão bem o descreveu. Fica um cheirinho:

 

1600-reigoso (11).jpg

Reigoso

Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos. E quem namora ninhos cá de baixo, se realmente é rapaz e não tem medo das alturas, depois de trepar e atingir a crista do sonho, contempla a própria bem-aventurança.

(...)

Miguel Torga, In Reino Maravilhoso

Se quiser ter acesso a todo o texto do “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga, com ilustração nossa (fria de inverno), clique aqui.

 

1600-sacoselo (5).jpg

Sacoselo

1600-sirvozelo (57).jpg

Sirvoselo

Pelas minhas contas teremos ainda localidades do Barroso de Montalegre pelo menos para mais meio ano, mas é natural que o restante Barroso, o de Boticas e/ou outras localidades de outros concelhos que pertencem igualmente ao Barroso comecem também a ter lugar aqui no blog, no entanto, o Barroso de Montalegre continuará por aqui após publicação de todas as suas localidades, não com posts tão completos como o têm sido até aqui, mas com algumas imagens que merecem ser partilhadas e que não couberam nos respetivos posts das localidades a que pertencem, ou então imagens que não são propriamente de localidades mas temáticas, como o poderão ser a neve, a água, albufeiras e rios, as cascatas, as serras, a fauna e flora, usos e costumes comunitários, pessoas, festas e tradições,  etc, O Barroso tem um manancial de informação e imagens quase inesgotável,  ad aeternum.

 

1600-travassos do rio (91).jpg

Mulher com capa de burel em Travassos do Rio

 

E com esta me bou!

 

Mais uma vez fica também o aviso de que as imagens de hoje não são inéditas, é uma seleção (1 dúzia)  das que foram publicadas ao longo deste ano de 2018 nesta rubrica “O Barroso aqui tão perto”. Outro aviso é o de que neste post apenas foram mencionadas as aldeias que passaram por aqui no ano de 2018 e as que faltam passar. As restantes aldeias já foram abordadas nos anos anteriores, pois desde o ano de 2013 que temos feito publicações regulares sobre as aldeias do concelho de Montalegre, publicações essas que têm link na barra lateral deste blog. Estão lá todas as aldeias do Barroso por ordem alfabética, tal como no memu superior do blog, mas aí estão no botão “Barroso”, mas aí, estão por ordem cronológica de publicação.

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB