O Barroso aqui tão perto - Lapela
Aldeias do Barroso de Montalegre - Com Vídeo
LAPELA - MONTALEGRE
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia das Lapela, Montalegre.
Aldeia de Lapela vista desde Ponteira
Aldeia de Lapela vista desde Peneda de Cima
Uma das vantagens das aldeias de montanha são as suas vistas. Delas alcançam-se muito mais além do que desde um vale, e também as suas aldeias vizinhas. Claro que o contrário também é verdade, as aldeias ganham outra visibilidade quando são aldeias de montanha, principalmente vistas desde as aldeias vizinhas, como é o caso das duas últimas imagens, uma com Lapela vista desde Ponteira e a outra desde a Peneda de Cima.
Lapela é uma das aldeias barrosãs da Serra do Gerês, mas estar na serra do Gerês não significa que esteja lá nas alturas, aliás as aldeias mais baixas do Barroso estão todas na Serra do Gerês, principalmente aquelas que ficam mais próximas do Rio Cávado (margem direita) e Rio Cabril. Lapela, não é das mais baixas, mas anda na cota dos 650m de altitude.
Lapela é também uma das aldeias das proximidades do Rio Cávado, a cerca de 500 m do rio, medida em projeção horizontal, mas também não é sinónimo de acessibilidade, embora possa parecer. Acontece que entre a aldeia e o rio a montanha desce a pique. Veja atrás as fotografias da aldeia vista desde Ponteira e Peneda de Cima para ver quão acentuada é essa descida para o rio, que não se vê, mas fica lá bem no fundo da encosta da serra.
Quanto à aldeia, foi para nós uma agradável surpresa, arrumadinha e limpinha, rodeada com o verde que é característico nestas terras mais baixas do Barroso, mas logo interrompido pelos grandes rochedos da Serra do Gerês, onde a vegetação quase desaparece, pela menos a vegetação mais alta, pois quando muito, algumas urzes, carqueja e outra vegetação ainda mais rasteira. O verde só existe mesmo à volta da aldeia. Veja novamente a foto de Lapela vista desde Ponteira, onde esta palavras são ilustradas.
Por último, na última imagem que vai ficar a seguir, fazemos um elogio ao fio azul, trazendo aqui mais uma das suas utilidades. Até hoje, não houve nenhuma aldeia transmontana onde tivesse estado que não haja utilizações deste fio azul, o melhor de todos, daí o elogio que lhe faço de vez em quando, principalmente quando o vejo com uma nova utilidade. Apenas um aparte para justificar a última foto.
E agora sim, o vídeo com todas as imagens da aldeia das Lapela que foram publicadas até hoje neste blog. Espero que gostem e para rever aquilo que foi dito sobre Lapela no post anterior que lhe dedicámos, fica um link no final para o mesmo.
Aqui fica o vídeo, espero que gostem:
Post do blog Chaves dedicados à aldeia de Lapela:
http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-lapela-1435209
E quanto a aldeias de Barroso, despedimo-nos até ao próximo domingo, quando teremos aqui a mais uma das suas aldeia, mas do concelho de Boticas.