Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

14
Ago20

O Barroso aqui tão perto - Linharelhos

Aldeias do Barroso de Montalegre


1600-linharelhos (40)-video

montalegre (549)

 

LINHARELHOS 

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia das Linharelhos.

 

1600-linharelhos (1)-video

 

Curioso que fomos a esta aldeia para fazer a recolha fotográfica em plena primavera, meados de maio, num dia que potencialmente seria de sol, mas em que a chuva não nos largou nem durante um segundo. Posteriormente, passámos por lá mais duas ou três vezes, sempre na primavera ou mesmo já no verão, e a chuva tinha sempre encontro marcado connosco em Linharelhos.

 

1600-linharelhos (48)video

 

Assim todas as imagens que conseguimos de Linharelhos, são imagens “molhadas”. Não é que a chuva nos incomode ou incomode a fotografia, aliás as imagens “molhadas” até têm outro brilho, mas gostávamos de partilhar aqui, também algumas imagens com sol, mas tal não foi possível, paciência, ficará para uma próxima ronda pelo Barroso, isto se o tempo não nos continuar a pregar destas partidas.

 

1600-linharelhos (19)-video

 

Linharelhos é uma das aldeias do limite do concelho de Montalegre que confronta com Vieira do Minho. Simultaneamente está também no limite do concelho de Vila Real e da província de Trás-os-Montes, mas ainda não está no limite de Barroso, pois o concelho de Vieira do Minho tem 10 aldeias que ainda pertencem ao Barroso, que em tempo oportuno também passarão por aqui.

 

1600-linharelhos (23)-video

 

Claro que este é um outro Barroso, aliás o único Barroso que poderemos dizer que, em termos de identidade, se poderá considerar como um todo, é o Alto-Barroso, todo o Barroso restante, em geral considerado Baixo-Barroso, é uma mescla de pequenos Barrosos com identidades bem diferentes, tudo isto, dentro da identidade Barrosã. Parece complicado, mas para quem conhece todo o território do Barroso compreenderá estas palavras. Basta dizer que o Barroso está implantado em duas províncias (Trás-os-Montes e Minho), dois distritos (Vila Real e Braga) e entra em território de cinco concelhos, Montalegre, Boticas, Vieira do Minho, Ribeira de Pena e Chaves, onde apenas os dois primeiros são totalmente barrosões.

 

1600-linharelhos (4)-video

 

É por estas e por outras que o Barroso encanta e não cansa, ou melhor, encanta sempre e não cansa na diversidade, mas fisicamente, andar por lá o dia inteiro, dá para parecermos peregrinos dos regressos a casa, o que também não é mau, faz-se exercício físico, tão recomendado para manter a saúde e temos uma noite de bom sono garantido. Olha! Pode ser um bom remédio para que sofre de insónias e sem ter de recorrer às ervas do Padre Fontes.

 

1600-linharelhos (11)-video

 

Embora Linharelhos já tivesse tido aqui o seu post completo (sem o vídeo), onde localizámos a  aldeia e dissemos o que sabíamos dela, cujo link para esse post fica no final, só para terem uma ideia onde esta aldeia fica apenas queria acrescentar que tem como aldeias mais próximas a aldeia de Lamalonga (já de Vieira do Minho) a apenas 300 metros, o final da Barragem da Venda Nova a apenas 700m, a aldeia da Borralha (Minas da Borralha) a 1.000m e a  aldeia de Padrões a 1.500m, tudo distâncias em projeção vertical e linha reta, pois por estrada a coisa é outra, à exceção de Lamalonga que está mesmo colada a Linharelhos e às Minas da Borralha que tem estrada direta entre as duas aldeias.

 

1600-linharelhos (7)-video

 

E agora sim, o vídeo com todas as imagens da aldeia das Linharelhos que foram publicadas até hoje neste blog, que no post da aldeia quer com as imagens do post de hoje que escaparam à anterior seleção. Aqui fica e espero que gostem:

 

 

Post do blog Chaves dedicados à aldeia de Linharelhos:

 

https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-linharelhos-1664709

 

 

E quanto a aldeias de Barroso, despedimo-nos até ao próximo domingo em que teremos aqui a aldeia de Vilarinho Seco, do concelho de Boticas.

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB