Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

11
Set20

O Barroso aqui tão perto - Meixedo


1600-meixedo (92)-video

montalegre (549)

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia das Meixedo, concelho de Montalegre.

 

1600-meixedo (99)-video

1600-meixedo (81)-video

 

Para quem, partindo da cidade de Chaves pela estrada do S,Caetano, costuma ir a Montalegre, Meixedo, não precisa de apresentações, é a última aldeia que se encontra no itinerário para Montalegre, aliás, entre Meixedo e Montalegre, na prática, há apenas uma reta de 2Km, isto até à entrada da vila, pois para o centro, são mais 2,3km.

 

1600-meixedo (134-136) video

1600-meixedo (45)-video

 

Neste itinerário para Montalegre via estrada do S.Caetano, sempre achei curioso os dois topónimos que fazem a entrada no concelho de Montalegre e o que faz a entrada na Vila, isto porque são muito parecidos e inicialmente costumava confundir, ou melhor, não conseguia distinguir qual era um ou outro, isto porque o de entrada no concelho é Meixide e o de entrada na vila é Meixedo. Quase o mesmo que me foi acontecendo com confundir Gralhas com Gralhós, que embora todas aldeias próximas, cada uma tem a sua identidade e singularidades.

 

1600-meixedo (26)-video

1600-meixedo (12)-video

 

Hoje, depois de percorrer e repetidamente calcorrear todas as estradas e muitos dos caminhos do concelho de Montalegre, bem como todas as suas aldeias, e alguns dos lugares que sem aldeia tem igreja, capela, cascata, miradouro ou outros de interesse, já ninguém me leva ao engano e sei onde estão todas as aldeias e lugares, mesmo aqueles, poucos, onde não fui, sei onde estão e um dia, se tiver tempo, saúde e coragem, hei de lá ir, a pé, pois não há outro caminho, a não ser que me saia o euromilhões, aí, peço para me pousarem lá…Não é um, mas dois nós que tenho na garganta – São João da Fraga e as Minas de Carris, bem próximos por sinal, mas ambos nos picos do Gerês.  

 

1600-meixedo (7)-video

1600-p-fontes-mouri (9)-video

 

E tudo isto é Barroso e a sua magia, mas já sou feliz por ter descoberto todas as suas aldeias e dizer que conheço todo o Barroso e humildemente reconhecer como andei enganado e errado durante mais de 40 anos ao dizer que conhecia o Barroso, quando afinal apenas conhecia o caminho para Montalegre, o que está longe, bem longe, de ser a mesma coisa. Mas regressemos a Meixedo que é a razão de estamos aqui hoje.

 

1600-meixedo (144)-video

1600-meixedo (114)-video

 

Pois Meixedo, tal como já atrás disse, fica ali à entrada de Montalegre, com vistas privilegiadas para a Serra do Larouco e tal como o mapa turístico colocado na “vitrine dos editais” indica, está cheia de pontos de interesse. Transcrevendo o que consta no mapa, pois na foto não dá para ler ou identificar, temos a  igreja matriz, o calvário, o forno do povo, a sineta que suponho seja a da “casa” do boi do povo, a capela de São Sebastião, uma zona balnear (piscina), área de lazer e o campo de futebol. Como património paisagístico natural, apresentam a ribeira, paisagens agrícolas, a serra do Larouco e os urzais.

 

1600-meixedo (109)-video

1600-meixedo (103)-video

 

À lista que atrás deixei também poderiam acrescentar alguns exemplares da arquitetura vernacular, ou seja, da arquitetura tradicional barrosã, prefiro assim. Não sei porque, pois nunca me fez mal nenhum, mas não gosto lá muito do termo vernacular ou vernáculo, embora até reconheça alguma nobreza e importância no seu significado. Apenas embirrei com o termo.  

 

1600-meixedo (80)-video

1600-meixedo (71)-video

 

E como hoje a intenção era mesmo trazer aqui o vídeo que estava em falta para Meixedo, permiti-me a trazer aqui alguns dos meus devaneios, mas também mais algumas imagens da aldeia que não foram selecionadas para o post que lhe foi dedicado. Já o disse em tempos e repito agora, penso que esta do vídeo foi apenas uma forma inconsciente de continuar a trazer por aqui as aldeias de Montalegre, ou dito de outra forma, um pretexto para…pois olhando bem para alguns posts desta rubrica, têm mais fotos da aldeia neste post do vídeo do que  tiveram no post da aldeia, tal como acontece com este post de Meixedo.

 

1600-meixedo (98)-video

 

E agora sim, fica o vídeo com todas as imagens de Meixedo publicadas até hoje neste blog. Espero que gostem.

 

Aqui fica:

 

 

 

Posts dedicados  à aldeia de Meixedo:

https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-meixedo-1377262

 

E quanto a aldeias barrosãs de Montalegre, despedimo-nos até à próxima sexta-feira,  em que teremos aqui a aldeia de Meixide.

 

 

1 comentário

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB