Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

04
Jul21

O Barroso aqui tão perto - Montalegre

Srª das Treburas e Fojo do Lobo


1600-treburas-fojo (19)

montalegre (549)

 

Quando comecei esta rubrica sobre o Barroso, pensava eu que já o conhecia e era tempo de o trazer aqui ao blog, mas bem longe disso, pois afinal eu só conhecia o caminho entre Chaves e Montalegre e a vila de Montalegre, incluindo a Portela.

 

1600-treburas-fojo (62))

 

Só quando avancei além de Montalegre é que descobri que pouco conhecia do Barroso. O Barroso agreste meu velho conhecido, afinal era só um bocadinho do Barroso, havia muitos mais Barrosos para descobrir, dento da mesma identidade barrosã, mas com pormenores singulares que fazem toda a diferença.

 

1600-treburas-fojo (80)

 

Finalmente, para além de conhecer Montalegre, conhecia também o Barroso, mas mais uma vez estava enganado, pois não se pode dizer que se conhece Montalegre e desconhecer que existia na sua periferia a Srª das Treburas e o fojo do lobo, por sinal quase um ao lado do outro.

 

1600-treburas-fojo (45))

 

Foi sim uma surpresa, uma agradável surpresa, ter subido aquele caminho de terra batida e esbarrar com a SRª das Treburas e depois mais ainda, descer um outro caminho a aperceber-me que os muros que avistavam não eram uns muros quaisquer, eram os muros de um fojo do lobo… e dizia eu que em Montalegre conhecia tudo.

 

1600-treburas-fojo (72))

1600-treburas-fojo (69))

 

Mas a descoberta não foi só da Srª das Treburas e do fojo do lobo, pois também descobri um miradouro sobre terras da Chã e mais além, entre outras paisagens, pormenores e até passarinhos que nos davam as boas vindas com uma deliciosa melodia. É assim o Barroso, quando pensamos que já conhecemos tudo, tropeçamos com uma nova descoberta, e pela certa que continuarei a ser surpreendido.

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

20-anos(60378)

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • Anónimo

      Muito obrigado pela gentileza e pela amizade. Gran...

    • cid simões

      Quer a preguiça intelectual ou o dogmatismo, não a...

    • blogdaruanove

      Não data da década de 1930 a alteração realizada n...

    • Fer.Ribeiro

      Obrigado pelo comentário e um bom 2025.

    • Vagueando

      Um blog sem espalhafatos, mas com muita vida a cor...

    FB