Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

05
Fev21

O Barroso aqui tão perto - Pedrário

Aldeias do Barroso - Com Vídeo


1600-pedrario (117)-VIDEO

montalegre (549)

 

Pedrário - Montalegre

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de PEDRÁRIO, concelho de Montalegre.

 

1600-pedrario (274)-video

1600-pedrario (166 a 169) panorama-video

 

Intitulámos esta rubrica de “O Barroso aqui tão perto” por ser um tesouro do Reino Maravilhoso aqui ao lado de Chaves que muitos desconhecem, mas o aqui tão perto, às vezes é mesmo perto e a nossa aldeia de hoje é a segunda aldeia do Barroso de Montalegre que mais perto fica da cidade de Chaves, logo a seguir à aldeia de Meixide, a pouco mais de 20Km, mais ou menos a meio do caminho que nos leva até Montalegre, no entanto, não se espante se alguma vez foi a Montalegre (via estrada do São Caetano) e não passou por esta aldeia.

 

1600-pedrario (251)-video

1600-pedrario (277)-video

1600-pedrario (207)-video

 

Pois é, para se ir a Pedrário temos de tomar a estrada alternativa à que habitualmente a grande maioria toma para ir a Montalegre, e isso, temos de o fazer logo na primeira aldeia do concelho de Montalegre, Meixide, mesmo no final da aldeia há lá um desvio à esquerda com placas a indicarem São Mateus, Cepeda, Serraquinhos e Pedrário, é por essa estrada que deve ir, e pode crer que não se vai arrepender, pois embora esta estrada se vá desenvolvendo em paralelo à outra que nos leva até Montalegre e entre elas a distância não seja muito grande (no máximo 4km) a verdade é que há uma montanha entre elas que em termos de paisagem faz toda a diferença, deixa-se para trás o grande planalto da Serra do Larouco para se começar a entrar em terras da Chã.

 

1600-pedrario (245)-video

1600-pedrario (231)-video

 

Quanto a Pedrário, o topónimo até pode nem ter nada a ver com as pedras e pedregulhos, mas que os há por lá, há, quer em tamanho, quer em abundância e até alguns curiosos mesmo à beirinha da estrada, como o da foto que a seguir fica em que nele se pode ver a cabeça de um grande gorila, tipo King Kong. Claro que esta “visão” só ocorre quando há sol e a determinada hora do dia em que as formas e sombras do penedo podem aparentar a tal cabeça de gorila. Nós tivemos a sorte de passar por lá na hora certa.

 

1600-pedrario-video (288))

1600-pedrario (74)-video

 

 

Mas Pedrário tem muito mais, para mim é uma das aldeias mais interessantes do Alto Barroso, por um lado com o verde das pastagens e arvoredo, pelo outro a montanha, onde no cimo tem um monumento em pedra que é digno de ser apreciado, não cá de baixo desde onde apenas parece um marco geodésico, mas mesmo ao pé dele os se vê toda a sua grandeza, numa das fotos que aparece no vídeo e no post que em tempos dedicámos à aldeia, pode-se notar essa grandeza.

 

1600-pedrario (72)-video

1600-pedrario (209)-video

 

Entre o verde dos pastos e a montanha, temos então Pedrário, com o seu forno típico do Alto Barroso, cuja arquitetura se repete um bocadinho pelos fornos da maioria das aldeias do Alto Barroso, uma igreja muito interessante e o conjunto do casario a manter toda a integridade da antiga aldeia e as cruzes do calvário ao longo da aldeia. Tudo isto, pormenores e conjunto, fazem dela uma das aldeias mais interessantes do Alto Barroso e de todo o Barroso, aliás para poder dizer que se conhece o Barroso, tem de obrigatoriamente conhecer e visitar Pedrário, mas mais, as restantes aldeias que vai encontrar nesta estrada alternativa para Montalegre, também se recomendam (com Serraquinhos e Cepeda, mesmo à beira da estrada).

 

1600-pedrario (69)-video

1600-pedrario (58)-video

 

Mas hoje não estamos aqui para falar de Pedrário, isso já o fomos fazendo no post que lhe dedicámos, para o qual fica link no final, hoje estamos aqui pelo seu vídeo, com todas as imagens de Pedrário publicadas até hoje neste blog, mas ainda temos muitas mais em arquivo, pelo que, Pedrário pela certa passará por aqui outra vez. Vamos então ao vídeo. Espero que gostem.

 

Aqui fica:

 

Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607

 

Post do blog Chaves dedicados à aldeia de PEDRÁRIO:

 

https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-pedrario-1398344

 

E quanto a aldeias do Barroso de Montalegre, despedimo-nos até à próxima sexta-feira em que termos aqui as três Penedas.

 

 

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB