O Barroso aqui tão perto... Pomar da Rainha
Nas minhas incursões ao Barroso, Pomar da Rainha calhou no meu caminho em maio passado. Embora as fotos sejam um bom auxiliar de memória, há coisas que não se podem fotografar, tal como o frio ou o calor, o vento, os aromas, os sons e as sensações que os lugares provocam. Por estas razões, para memória futura, vou apontando num pequeno bloco essas coisas que as fotos não registam. Como maio já lá vai e desde que fui a Pomar da Rainha já visitei mais de duas dezenas de aldeias do Barroso, fui ver (ler) as notas que tinha no meu bloco sobre esta aldeia.
Pois no tal bloco sobre a aldeia apenas consta:
- 2 cães, um preto e um castanho;
- Zero pessoas
- 1 touro barrosão e muitas vacas barrosãs entre outras raças, sozinhas pela rua acima e sozinhas entraram para a pastagem;
Isto foi o que de mais importante decidi registar nos cerca de 40 minutos que estive em Pomar da Rainha, pois tudo o resto está em fotografia.
Notas que pouco ajudam à feitura deste post e que apenas descrevem os instantes em que estive no Pomar da Rainha, uma pequena aldeia da freguesia de Salto do concelho de Montalegre. Pois embora não tivesse encontrado pessoas na aldeia, é notório que a aldeia é habitada, não muito, mas esse é um mal comum a todas as aldeias por onde vamos passando. Quanto ao gado à solta, é também coisa comum no Barroso, mas este que vimos por lá não andava propriamente à solta, antes tivemos a sorte de assistir a um dos seus itinerários entre pastos ou entre a corte e o pasto. Quanto aos donos, embora não os tivéssemos visto, pela certa que andavam por perto.
Sobre o pomar e a rainha, também não os vimos, nem o pomar nem a rainha e tão pouco sabemos a origem do topónimo. De gente nobre do reino, nas redondezas, apena temos conhecimento de Leonor de Alvim que esteve casada com Nuno Álvares Pereira, os pais da mulher do nosso duque D. Afonso, o mesmo que tem estátua em frente ao edifício da Câmara Municipal (de Chaves) e ao lado de onde teriam sido os Paços do Duque, junto à Torre de Menagem. Mas isto é apenas um aparte que aprofundaremos quando passarmos pela aldeia de Reboreda, também da freguesia de Salto, e apenas a cerca de 3,5 quilómetros (em linha reta) de Pomar da Rainha. Daí, mas apenas sou eu a supor, que talvez até haja alguma ligação entre D. Leonor de Alvim ou D. Nuno Alvares Pereira ou D. Afonso e o topónimo de Pomar da Rainha.
Mas nestas coisas da História as coisas valem o que valem e não sendo eu historiador, as minhas suposições não têm qualquer valor. Por outro lado, as suposições de um historiador, tipo José Hermano Saraiva, passam logo à História, tal como aconteceu com o Camões e Vilar de Nantes… mas isto é outra estória.
Vamos lá a Pomar da Rainha, uma pequena aldeia às portas de Salto rodeada de terras aparentemente férteis, pelo menos a jugar pelo tamanho de um espigueiro que registámos em fotografia. No entanto hoje em dia, a maioria dos terrenos férteis do Barroso estão dedicados a pastagens, o que, se por um lado agricultura fica a perder, por outro, ganha-se na qualidade das carnes da vitela barrosa e na gastronomia do Barroso.
Estamos também bem longe do Alto Barroso. Aqui em terras onde o verde é predominante, o que não é de admirar, pois a freguesia de Salto está “enclavada” entre o concelho de Ribeira de Pena, terras de Basto e Vieira do Minho.
Pois a freguesia de Salto é um dos outros Barrosos ao qual eu me referia no último post de “O Barroso aqui tão perto”, com características próprias e bem diferentes das outras pequenas regiões barrosãs dentro do Barroso, principalmente do Alto Barroso.
E é tudo por hoje, pois também sobre o Pomar da Rainha nada encontrei nas minhas pesquisas. Apenas referências à aldeia como sendo da freguesia de Salto. Assim, na ausência de palavras sobre a aldeia, privilegiamos as imagens para, pelo menos, termos uma ideia sobre como é o Pomar da Rainha. Sem pomar e sem rainha.
Como já vem sendo hábito, ficam os links para as anterior abordagens ao Barroso, hoje sem referências a consultas, não por ausência de consultas, mas por ausência de conteúdos nas mesmas.
A Água - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-a-agua-1371257
Amiar - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-amiar-1395724
Cepeda - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-cepeda-1406958
Gralhas - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-gralhas-1374100
Meixedo - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-meixedo-1377262
O colorido selvagem da primavera http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-o-colorido-1390557
Padornelos - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-padornelos-1381152
Padroso - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-padroso-1384428
Pedrário - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-pedrario-1398344
Sendim - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sendim-1387765
Solveira - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-solveira-1364977
Stº André - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sto-andre-1368302
Telhado - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-telhado-1403979
Um olhar sobre o Larouco - http://chaves.blogs.sapo.pt/2016/06/19/
Vilar de Perdizes - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilar-de-1360900
Vilar de Perdizes /Padre Fontes - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilar-de-1358489
Vilarinho de Negrões - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilarinho-1393643
São Pedro - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sao-pedro-1411974
Sendim - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sendim-1387765
Solveira - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-solveira-1364977
Stº André - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sto-andre-1368302
Vilar de Perdizes - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilar-de-1360900
Vilar de Perdizes /Padre Fontes - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilar-de-1358489
Vilarinho de Negrões - http://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-vilarinho-1393643
Salvar