O Barroso aqui tão perto - Pomar da Rainha C/Vídeo
Aldeias do Barroso
POMAR RAINHA - MONTALEGRE
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de Pomar da Rainha, Montalegre.
Foi uma das primeiras aldeias na qual entrámos à descoberta na freguesia de Salto. Esta, logo pela singularidade do seu topónimo, surpreendia, mas também aí começámos a descobrir a exuberância do verde que se iria repetir nas restantes aldeias da freguesia.
Ainda não encontrei explicações para a origem deste topónimo. Como estas terras da freguesia de Salto foram poiso de Nun’Alvares Pereira, aliás estas terras barrosas forame oferecidas a D. Nuno Alvares Pereira, Condestável do rei, por D. João I, onde veio a casar com D. Leonor de Alvim, em 15 de agosto de 1376, com 15 anos, (nasceu, 24/6/1360, faleceu, Mas ia dizendo que dada esta ligação de D. Nuno a estas terras, o topónimo teria nascido aí, nessa altura, mas não, parece ser pura casualidade.
Deste casamento de D, Nuno com D. Leonor nasce a filha Beatriz Pereira Alvim que viria a casar com D.Afonso I, duque de Bragança, filho do rei D.João I, tendo-lhes D. Nuno dado como dote de casamento a então vila de Chaves, onde viveram e tiveram três filhos. D.Afonso I que faleceu e foi sepultado em Chaves quando tinha 84 anos.
Mas hoje não estamos aqui para falar de Pomar da Rainha, nem de D.Nuno, D.Afonso ou das barrosãs D.Leonor e Beatriz, hoje estamos aqui pelo vídeo que faltava a Pomar da Rainha, ao qual vamos passar. Espero que gostem.
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
Post dedicado a Pomar da Rainha: https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-pomar-da-1415405