Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

23
Abr21

O Barroso aqui tão perto - Reboreda C/ Vídeo

Aldeia do Barroso - Concelho de Montalegre


1600-reboreda a (1)-video

montalegre (549)

 

 

REBOREDA

Salto - Montalegre

 

Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de REBOREDA, freguesia de Salto, concelho de Montalegre.

 

1600-reboreda (106)-video

1600-reboreda (107)-video

 

Reboreda foi uma das aldeias que mais nos agradou descobrir, não só pela sua beleza como aldeia, implantada em pleno Barroso verde, como também pelo conjunto da aldeia e ainda pela receção que tivemos, com a sorte de termos tido o privilégio de conhecer uma das habitações mais interessantes da aldeia e do Barroso, visitando o seu interior e apreciando os pormenores de um autêntico museu, ou documento vivo. Foi como um regresso ao passado, de há um século ou mais, uma visita a uma habitação nobre, com todo o seu mobiliário, decoração e espaços de então. Sem dúvida uma agradável descoberta para quem ia a contar, apenas, com mais uma aldeia do Barroso.

 

1600-reboreda (85)-video

1600-reboreda (102)-video

 

Também uma agradável descoberta da sua história com a ligação que D. Nuno Alvares Pereira teve com a aldeia. Sobre este assunto e para ficarmos a saber mais sobre esta ligação de D.Nuno a Reboreda, deixamos aqui na integra um texto de Tânia Eiriz de Sousa – Ecomuseu Casa do Capitão:

 

D. Nuno Álvares Pereira, senhor de Montalegre Dom Nuno Álvares Pereira ficou ilustre pelas muitas e importantes vitórias, nomeadamente na Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385. Nesse mesmo ano, e pelos seus feitos, D. João firmava-lhe carta de doação do castelo de Montalegre, de Barroso e de outras terras. D. Nuno manteve-se, assim, donatário de Montalegre até ao ano de 1402. Mas os barrosões, em geral, têm um motivo peculiar para evocar o Condestável. É que, em 1376, casou com a barrosã Leonor de Alvim, natural de Reboreda, freguesia de Salto, concelho de Montalegre. Na época, as Terras de Barroso estendiam-se às Terras de Basto, daí, o jovem casal ir viver para Pedraça, no actual concelho de Cabeceiras. Portanto, além de Nuno Álvares Pereira ter sido, por via do casamento, o “senhor das terras de Barroso” foi, por esse mesmo motivo, um barrosão adoptivo que fez, muitas vezes, o percurso entre a Reboreda e Pedraça, sendo, desde há muito, referida a Torre que teriam na Reboreda.

 

De acordo com a lenda, guardada na memória das populações locais, Nuno Álvares Pereira levou da Reboreda e da Póvoa homens de confiança para combaterem ao seu lado na Batalha Real (Aljubarrota), integrando a Ala dos Namorados. Estes guerreiros eram treinados sob o comando do Condestável nos extensos terrenos de Brangadouro. Nas Corredouras treinou os seus cavalos para as longas jornadas e no Monte da Corneta terá sido tocado o corno para convocar as tropas a reunir para a simulação estratégica das decisivas e árduas batalhas que se avizinhavam.

 

Será de acrescentar que Dom Nuno, considerado santo pelo povo logo após a sua morte, tem culto bem patente, e de longa data, nas pessoas, sendo a sua imagem levada em várias procissões de Barroso, em particular na vila de Salto e nas aldeias de Carvalho, de Viveiro de Boticas, de Vila da Ponte, de Reboreda e, claro, em Pedraça, nas Terras de Basto. Em Salto, em 1943, foi erguida no adro da Igreja velha a primeira estátua em homenagem ao Santo Condestável. Próximo da estátua, situam-se cinco sarcófagos medievais em pedra, tidos como túmulos dos guerreiros que acompanharam o Condestável.

 

Como nos lembramos, vão fazer dois anos que SAR Dom Duarte esteve em Salto, a convite da Câmara Municipal de Montalegre, celebrando a canonização de São Nuno, visitando a terra que, desde há séculos, enaltece o seu ilustre antepassado. Os saltenses, em particular, podem orgulhar-se de pisar as terras percorridas por São Nuno de Santa Maria e que lhe foram dadas pelos seus feitos.

 

O Pe. Manuel Alves, ilustre barrosão actualmente arcipreste de Valpaços, pároco da Freguesia de Salto entre 1958 e 1963, ofereceu à Casa do Capitão um álbum de fotografias que se referem ao «programa da festa da visita das relíquias do então Beato Nuno à Freguesia de Salto, em 9 de Abril de 1961». No sentido de evocar a passagem das relíquias de Nuno Álvares por Salto, em 1961, o Ecomuseu Casa do Capitão irá inaugurar, no próximo dia 9 de Abril, com base nesse acervo, uma exposição fotográfica dedicada ao Monge Guerreiro.

 

1600-reboreda (84)-video

1600-reboreda (13)-video

 

Mas hoje não estamos aqui para falar sobre a Reboreda e a sua história, pois isso já o fomos fazendo no post que em tempo lhe dedicámos, com link no final, estamos aqui apenas pelo vídeo, aproveitando para deixar mais algumas imagens que escaparam à seleção anterior e apenas mais uns apontamentos em complemento ao tal post que lhe dedicámos. Vamos então ao vídeo onde estão todas as imagens deste e do post completo que lhe dedicámos. Espero que gostem.

 

Aqui fica:

 

 

Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607

 

 

Post do blog Chaves dedicados à aldeia de REBOREDA:

https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-reboreda-1566026

 

 

E quanto a aldeias de Montalegre, despedimo-nos até à próxima sexta-feira em que teremos aqui a aldeia de REIGOSO.

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB