O Barroso aqui tão perto - Sezelhe
Aldeias do Barroso - Concelho de Montalegre
Sezelhe - Montalegre
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de SEZELHE, concelho de Montalegre.
Sezelhe é uma das aldeias localizada na margem direita do Rio Cávado, precisamente onde o rio sofre o seu primeiro aprisionamento para formar uma pequena albufeira para alimentar a barragem dos Pisões.
Sendo aldeia com albufeira próxima, vai sendo procurada durante os períodos de pesca que por pescadores barrosões, quer por forasteiros, ou até por pescadores amadores ou acompanhantes dos “profissionais”, tal como eu, que ia lá pela noitada e pelo convívio, mas que de manhã lá empunhava a minha cana (emprestada) com isco oferecido pelo pescador do lado, para no final do dia pescar tanto como os outros (os profissionais com quem eu ia), ou seja, nada…
Sezelhe é uma das aldeias de passagem para o Barroso do Gerês, mas também calha na passagem para atalho em direção à barragem do Pisões ou para a E103 ou até para almoçar, se a escolha for um dos restaurantes que circundam a Barragem dos Pisões, embora estando em Sezelhe, o restaurante de Covelães fica mais próximo. Daí, e por estas razões ser uma das aldeias por onde passamos com alguma frequência.
Embora hoje vá servindo de aldeia de passagem, foi também é também uma das aldeias que conheço há mais tempo, ou melhor, que há muito já tinha descoberto, antes das pescarias e desta empreitada de descobrir todo o Barroso. Aconteceu a minha primeira ida por lá em meados dos anos 70 (Séc.passado) à procura de uma nascente milagrosa que diziam tirar os “cravos” dos dedos das mãos. A nascente, recordo, localizava depois do paredão da albufeira. Fui lá com as minhas primas de Montalegre porque uma delas tinha uns poucos de cravos nos dedos das mãos. Lavou-as com água milagrosa e regressámos a casa. Se resultou ou não, já não me lembro, mas sei que os “cravos” desapareceram, pois naturalmente acabam sempre por desaparecer.
Mas hoje não estamos aqui para falarmos de SEZELHE ou contar estórias, isso, já o fomos fazendo no post que lhe dedicamos (com link no final). Hoje é mesmo pelo vídeo que não teve nesse post, mas também, aproveitando esta ocasião, para deixarmos aqui mais algumas imagens que escaparam às anteriores seleções. Vamos então ao vídeo que espero que gostem.
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
Post do blog Chaves dedicados à aldeia de SEZELHE:
https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-sezelhe-1514548
E quanto a aldeias de Montalegre, despedimo-nos até à próxima sexta-feira em que teremos aqui a aldeia de São Bento de Sexta Freita.