O Barroso aqui tão perto - Torgueda C/Vídeo
Aldeias do Barroso - Concelho de Montalegre
TORGUEDA - MONTALEGRE
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de TORGUEDA, concelho de Montalegre.
Anos a passar ao lado de aldeias sem as ver ou conhecer. Certo que com o tempo também aprendemos a ver aquilo que nos passa ao lado, principalmente os pormenores, mas há aldeias, que mesmo passando-lhe ao lado não se veem mesmo, pois ficam encobertas por vegetação ou pequenas elevações.
No mesmo dia descobri duas dessas aldeias recolhidas dos olhares de quem passa. Farto de conhecer São Vicente, há uns bons anos, desde o tempo em que em Chaves tomava a carreira de Braga para ir até Montalegre, com paragem em São Vicente para aí mudar para a carreira que finalmente nos levava até Montalegre. Pelo caminho, para além de São Vicente, apenas existia Medeiros. A Chã de São Vicente, nunca tinha dado por ela, e foi preciso ter feito esta ronda por todas as aldeias do Barroso para a descobrir, uma feliz descoberta por sinal.
Pois se a Chã de São Vicente fica colada a São Vicente (da E103), Torgueda fica a duas curvas e uma reta da Chã, a menos de 700m de distância, mas esta não é daquelas aldeias que não se vê mesmo da estrada S.Vicente/Montalegre, é preciso vencer mesmo os 700 metros que a separam da Chã para ela se dar a conhecer, e tal como a Chã, também nos surpreendeu pela positiva, não só pelo seu casario e seu conjunto, mas também pelo verde dos campos e o serpenteado que os carvalhos fazem no separar das propriedades, mas sobretudo surpreendeu pela vida que a aldeia tem.
E se Torgueda nos surpreendeu quando entrámos nela na sua descoberta, mais nos surpreendeu a beleza do conjunto do seu casario e envolvência, quando a descobrimos vista desde a Nossa Senhora das Treburas, desde esse miradouro natural sobre as terras chãs da freguesia da Chã, com a exuberância do verde nos seus vários matizes a impor-se ao volta do salpicar laranja dos telhados de Torgueda, tudo apenas a ser interrompido quando a chã encontra o azul das águas da barragem do Alto Rabagão, com a serra do Barroso de fundo, que, quando formos lá pela primeira vez, toda estas vistas estavam adornadas e coroadas com um manto de nuvens brancas, como se algodão se tratasse. Não era ouro sobre azul, mas era mesmo branco sobre azul e verde (veja a primeira imagem e já a seguir, mais em pormenor, Torgueda vista desde a N.Srª das Treburas).
Mas como hoje estamos aqui pelo vídeo que Torgueda não teve aquando do seu post completo, para o qual finca link no final deste. Agora vamos passar de imediato ao seu vídeo, com todas as fotos da aldeia publicadas até hoje neste blog. Espero que gostem.
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
Post do blog Chaves dedicados à aldeia de TORGUEDA:
E quanto a aldeias de Montalegre, despedimo-nos até à próxima sexta-feira em que teremos aqui a aldeia de TRAVASSOS DA CHÃ.