O Barroso aqui tão perto - Vila Pequena
Aldeias do Concelho de Boticas - Freguesia de Dornelas
Embora sem a regularidade que eu pretendia, mas chegamos à última aldeia de mais uma freguesia do concelho de Boticas que, se ainda se lembram, andávamos pela freguesia de Dornelas.
Depois da última aldeia que aqui trouxemos desta freguesia de Dornelas foi a Vila Grande. Seguindo a metodologia com que iniciámos estes posts, o de seguir a ordem alfabética do nome das aldeias dentro da respetiva freguesia, em Dornelas a seguir à Vila Grande vem a Vila Pequena, e é para lá que vamos hoje.
Já é sabido que o Barroso é terra de contrates, geralmente o seu primeiro contraste, mais ou menos conhecido por toda a gente, é a do Alto Barroso e Baixo Barroso, embora na realidade do terreno não haja bem essa perceção. Pessoalmente consigo distinguir no terreno outros pequenos Barrosos dentro do seu todo, mas no final, a realidade resume às terras altas e agrestes localizadas nas cotas mais altas das altas montanhas do Barroso, e a pequenos vales e depressões entre montanhas e ao longo dos rios e ribeiros do Barroso, onde, aí, a cor dominante é o verde.
Em geral, e como é natural, as aldeias nasceram à beira das zonas onde o verde é dominante, maioritariamente na transição entre o verde e o agreste, ou seja, sem sacrificar as terras de cultivo onde se semeava o pão para todos os dias, mas também as pastagens para o gado bobino, pois as ovelhas e cabras sempre podem subir à montanha, de verão até às cotas mais altas e de inverno pelas suas faldas. Isto mais no passado, e não muito distante, pois hoje em dia, tem-se apostado mais nas pastagens e cultivo de forragens para o gado bovino.
Mas como sempre não há regras sem exceções e esta freguesia de Dornelas, em parte, é uma exceção, isto quanto à sua localização, pois as aldeias 4 das suas 7 aldeias, estão implantadas e partilham terras verdes, mais ou menos planas, entre montanhas, avistando-se umas às outras, são elas a Espertina, o Antigo de Dornelas, a Vila Grande e a Vila Pequena.
Esta condição da localização/implantação e proximidade destas 4 aldeias faz com que entre elas exista um certa cumplicidade natural, reforçada, também naturalmente, com o pertencerem todas à mesma freguesia.
Assim quase tudo que dissemos em relação às aldeias que já por aqui passaram deste conjunto de aldeias, aplica-se também a nossa aldeia de hoje, a Vila Pequena e ao conjunto anterior poderíamos acrescentar ainda a aldeia da Gestosa, ficando apenas de fora, pela sua condição de aldeias mais isoladas e de montanha, as aldeias de Casal e Lousas.
Também a localização da Vila Pequena e itinerário para chegar até lá, é semelhante, ou o mesmo caminho que tivemos de percorrer para chegar às suas aldeias vizinhas, mas pelo sim pelo não e como o último post dedicado à freguesia já foi há umas semanas, aqui fica de novo.
Iniciemos pela sua localização e itinerário para ir até lá, que, tal como para a grande maioria das aldeias do concelho de Boticas, sempre com partida desde a cidade de Chaves, devemos tomar a Estrada Nacional 103, estrada Chaves-Braga, mas só até Sapiãos. Aí, saímos da E103 e rumamos em direção a Boticas, que quer se passe pelo centro da vila ou pela variante, iremos acabar por ir ter ao Centro de Artes Nadir Afonso, onde, na rotunda, devermos tomar a saída em direção a Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, ou seja a ER311 a “grande via” que atravessa quase pelo meio todo o concelho de Boticas.
Ao todo, até chegar a Vila Pequena, deveremos percorrer 45,2km, e embora próxima da estrada ER311, temos de sair dela. Para sair, podemos tomar como referência a aldeia de Agrelos, a partir da qual devemos ir com atenção, pois vamos entrar pela Espertina, fica a 2,5km desta aldeia e após uma curva onde a meio, do lado esquerdo, está uma pequena capela e na estrada deverá existir uma placa a indicar Antigo para o lado esquerdo e Alturas para o lado direito. É aí, em direção a Antigo, que devemos sair da R311, e logo a seguir é a Espertina.
Depois logo a seguir à Espertina, localizada na descida para uma pequena depressão de terreno entre montanhas, temos à esquerda a saída para o Antigo de Dornelas e à direita a saída para a Vila Pequena que, dada a proximidade, já estará visível aos nossos olhos.
E por hoje é tudo, mas ainda vamos ter oportunidade de ter aqui outra vez a Vila Pequena, no próximo post dedicado à freguesia, com o resumo da freguesia de Dornelas.
Falta apenas o habitual vídeo com todas as imagens da Vila Pequena publicadas até hoje neste blog.
Espero que gostem.
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
E concluímos a freguesia de Dornelas, concelho de Boticas, pelo que nos despedimo-nos até ao próximo domingo em que teremos aqui o resumo da freguesia.