Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

08
Mai22

O Barroso aqui tão perto - Vila Pequena

Aldeias do Concelho de Boticas - Freguesia de Dornelas

1600-vila pequena (23)

1600-cabecalho-boticas

 

Embora sem a regularidade que eu pretendia, mas chegamos à última aldeia de mais uma freguesia do concelho de Boticas que, se ainda se lembram, andávamos pela freguesia de Dornelas.

 

1600-vila pequena (87)

1600-vila pequena (114-119)

1600-vila pequena (14)

 

Depois da última aldeia que aqui trouxemos desta freguesia de Dornelas foi a Vila Grande. Seguindo a metodologia com que iniciámos estes posts, o de seguir a ordem alfabética do nome das aldeias dentro da respetiva freguesia, em Dornelas a seguir à Vila Grande vem a Vila Pequena, e é para lá que vamos hoje.

 

1600-vila pequena (105)

1600-vila pequena (70)

1600-vila pequena (122)

 

Já é sabido que o Barroso é terra de contrates, geralmente o seu primeiro contraste, mais ou menos conhecido por toda a gente, é a do Alto Barroso e Baixo Barroso, embora na realidade do terreno não haja bem essa perceção. Pessoalmente consigo distinguir no terreno outros pequenos Barrosos dentro do seu todo, mas no final, a realidade resume às terras altas e agrestes localizadas nas cotas mais altas das altas montanhas do Barroso, e a pequenos vales e depressões entre montanhas e ao longo dos rios e ribeiros do Barroso, onde, aí, a cor dominante é o verde.

 

1600-vila pequena (92)

1600-vila pequena (48)

1600-vila pequena (120)

 

Em geral, e como é natural, as aldeias nasceram à beira das zonas onde o verde é dominante, maioritariamente na transição entre o verde e o agreste, ou seja, sem sacrificar as terras de cultivo onde se semeava o pão para todos os dias, mas também as pastagens para o gado bobino, pois as ovelhas e cabras sempre podem subir à montanha, de verão até às cotas mais altas e de inverno pelas suas faldas. Isto mais no passado, e não muito distante, pois hoje em dia, tem-se apostado mais nas pastagens e cultivo de forragens para o gado bovino.

 

1600-vila pequena (69)

1600-vila pequena (76)

1600-vila pequena (80)

 

Mas como sempre não há regras sem exceções e esta freguesia de Dornelas, em parte, é uma exceção, isto quanto à sua localização, pois as aldeias 4 das suas 7 aldeias, estão implantadas e partilham terras verdes, mais ou menos planas, entre montanhas, avistando-se umas às outras, são elas a Espertina, o Antigo de Dornelas, a Vila Grande e a Vila Pequena.

 

1600-vila pequena (72)

1600-vila pequena (64-66)

1600-vila pequena (60)

 

Esta condição da localização/implantação e proximidade destas 4 aldeias faz com que entre elas exista um certa cumplicidade natural, reforçada, também naturalmente, com  o pertencerem todas à mesma freguesia.

 

1600-vila pequena (59)

1600-vila pequena (56)

1600-vila pequena (57)

 

Assim quase tudo que dissemos em relação às aldeias que já por aqui passaram deste conjunto de aldeias, aplica-se também a nossa aldeia de hoje, a Vila Pequena e ao conjunto anterior poderíamos acrescentar ainda a aldeia da Gestosa, ficando apenas de fora, pela sua condição de aldeias mais isoladas e de montanha, as aldeias de Casal e Lousas.

 

1600-vila pequena (38)

1600-vila pequena (35)

1600-vila pequena (47)

 

Também a localização da Vila Pequena e itinerário para chegar até lá, é semelhante, ou o mesmo caminho que tivemos de percorrer para chegar às suas aldeias vizinhas, mas pelo sim pelo não e como o último post dedicado à freguesia já foi há umas semanas, aqui fica de novo.

 

1600-vila pequena (34)

1600-vila pequena (32)

1600-vila pequena (24)

 

Iniciemos pela sua localização e itinerário para ir até lá, que, tal como para a grande maioria das aldeias do concelho de Boticas, sempre com partida desde a cidade de Chaves, devemos tomar a Estrada Nacional 103, estrada Chaves-Braga, mas só até Sapiãos. Aí, saímos da E103 e rumamos em direção a Boticas, que quer se passe pelo centro da vila ou pela variante, iremos acabar por ir ter ao Centro de Artes Nadir Afonso, onde, na rotunda, devermos tomar a saída em direção a Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, ou seja a ER311 a “grande via” que atravessa quase pelo meio todo o concelho de Boticas.

 

1600-vila pequena (26)

1600-vila pequena (108)

 

Ao todo, até chegar a Vila Pequena, deveremos percorrer 45,2km, e embora próxima da estrada ER311, temos de sair dela. Para sair, podemos tomar como referência a aldeia de Agrelos, a partir da qual devemos ir com atenção, pois vamos entrar pela Espertina, fica a 2,5km desta aldeia e após uma curva onde a meio, do lado esquerdo, está uma pequena capela e na estrada deverá existir uma placa a indicar Antigo para o lado esquerdo e Alturas para o lado direito. É aí, em direção a Antigo, que devemos sair da R311, e logo a seguir é a Espertina.

 

vila-pequena.jpg

1600-vila pequena (8)

1600-GOOGLE-3.jpg

 

Depois logo a seguir à Espertina, localizada na descida para uma pequena depressão de terreno entre montanhas, temos à esquerda a saída para o Antigo de Dornelas e à direita a saída para a Vila Pequena que, dada a proximidade, já estará visível aos nossos olhos.

 

1600-GOOGLE-1 (2).jpg

1600-vila pequena (149)

1600-GOOGLE-2 (1).jpg

 

E por hoje é tudo, mas ainda vamos ter oportunidade de ter aqui outra vez a Vila Pequena, no próximo post dedicado à freguesia, com o resumo da freguesia de Dornelas.

Falta apenas o habitual vídeo com todas as imagens da Vila Pequena publicadas até hoje neste blog.

Espero que gostem.

 

Aqui fica:

 

Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607

 

E concluímos a freguesia de Dornelas, concelho de Boticas, pelo que nos despedimo-nos até ao próximo domingo em que teremos aqui o resumo da freguesia.

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

.17-anos

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • cid simoes

      E intelectuais portugueses assumidamente de direit...

    • Fer.Ribeiro

      Pois, é bem natural que sim, mas infelizmente o no...

    • Anónimo

      por que não atualizar as fotos tresmundes hoje est...

    • Fer.Ribeiro

      Obrigado pelo comentário e concordo plenamente con...

    • Bob Battersby

      Sou de Manchester Reino Unido (Nasci em Hyde (10km...

    FB