Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

05
Jan19

Ocasionais

ocasionais

 

“14º Aniversário do Blogue CHAVES”

 

 

“Qui touisiours prent et rien ne donne

L’amour de l’ami abandone”

- provérbio francês do séc. XVIII-

               

 

Está mais que visto: os visitantes e os leitores do Blogue “CHAVES”, não gostam mesmo nada do que eu nele escreva, seja contos, seja crónicas, seja comentários, seja loas a amigos e à NOSSA TERRA, seja ao BLOGUE.

 

Há já muito deveria ter ficado «manso e quéto» aqui no meu cantinho.

Mas….

 

Por mais que queira não querer meter o bedelho neste Blogue (pelo que me anda a constar, ele até, feito por quem é, não pertence a quem o faz e o ajuda a fazer, mas, isso sim, a quem dele se serve para  alimentar os seus odiozinhos, frustrações, sentimentos de culpa e de inferioridade, as suas torrentes de imbecilidade e, principalmente,  o seu mar de mal de inveja!), acabo sempre por me deixar levar pelas vagas das emoções e pelas ondas dos sentimentos que, mal “aibro” a porta do Blogue, tomam conta de mim.

 

Em Dia de Aniversário, não posso faltar com a minha palavra. E assim vos confesso que  na descoberta e no usufruto do Blogue “CHAVES”, encontrei uma nova “identificação como fraternização”, um novo laço com conterrâneos e flavienses, naturais ou por adoção, um gosto especial  -   uma afeição é o que o «gôsto» significa   -  por um punhado de rapaziada da MINHA (NOSSA) TERRA que, especialmente com o Blogue “CHAVES” e seu autor, Fernando DC Ribeiro,  «descobri» (e continuo a descobrir).

 

São homens e mulheres, rapazes e raparigas a fazerem-me acreditar na libertação da MINHA (NOSSA) TERRA, na recuperação e alargamento da sua Autonomia.

 

Tem-me faltado jeito e forças para ser mais demolidor no combate contra o exército de cretinos, incompetentes, pedantes, imbecis e idiotas que têm administrado a NORMANDIA TAMEGANA, e substituí-los, DE VEZ, por gente honrada, competente, leal e justa, íntegra  e empenhada, entre a qual conto o «punhado de rapaziada» referido.

 

Na NET, e com os sinais do Blogue “CHAVES”, os caminhos que encontrei não foram os «caminhos do bosque», caminhos sem saída.

 

Bem sabemos (bem sei eu, e mais e  melhor sabeis vós!) que os Blogues nascem como cogumelos em dias de chuva outonais.

 

Mas, por mais «noβidade» que sejam e nos atraiam a atenção, há sempre uns que vão passados, ficam mais habituais, para a coluna de «Favoritos».

 

Estranho (até nem estranho!) a gosmice de muitos visitantes (a gosmice de habituais, normando–tameganos, diferenciando aqueles visitantes que até, provavelmente, nunca atravessaram fronteiras para entrar em Portugal ou em Trás-os-Montes!) deste  e de outros Blogues «patriotas» (isto é, empenhados em «falar» do torrão natal) nunca «abrirem a boca», permanecerem «de bico calado» toda a vida, desfrutando do bom que um Blogue desses lhes dá, diária ou periodicamente, e se mantêm calados «que nem um rato», sem a coragem ou a nobreza de deixar um comentário ou até só um «Obrigado» a quem lhes dá um gosto na vida!

 

Alguém me disse, um dia: - “Os flavienses desconfiam de quem os estima e são uns crédulos, uns «patos-bravos», para aqueles que os engrampam!”.

 

Sempre, e quando, colaboradores do Blogue “CHAVES”, e mesmo até autores de outros Blogues da NOSSA TERRA, louvam as belezas e grandezas das NOSSAS ALDEIAS, não o fazem por estar contra o Progresso. Insurgem-se, isso sim, contra as carências, o abandono e a desconsideração a que, em nome do dito Progresso, figuras e figurões responsáveis pela administração pública as condenam. A perda do quinhão que cada homem tem de ruralidade (quem não tem dela raízes?!) condu-lo à desumanização.

 

Hoje, primeiro quartel do século XXI, quando a maioria dos naturais de qualquer um das nossas ALDEIAS é gente estudada, viajada, cosmopolita, que até fala «lulo-dilmês brasileiroca», «fracês e franciú», inglês  «oxfordbridgês» e «lusês», e outras «linguices» cheiinhas de modismos descartáveis, adverbialices de enjoativa pedantice a insinuarem uma  soberba sapiência mesmo assim a disfarçar tão mal a sua vergonhosa ignorância e suprema mediocridade, raros, raríssimos ou nenhuns, mesmo consolados por encontrar neste Blogue a generosa e gratuita oferta de um respeito histórico e de um louvor público pela terra onde nasceram, muito estranho que, assinaladas as suas visitas aos Post(ai)s aqui editados, não deixem nunca uma palavra a traduzir o que lhes vai na alma, de lembrança, de recordação, de gosto ou de desgosto, de saudade ou de voto: - “Temos pressa na vingança, ao passo que mandriamos a pagar outros tipos de dívida  -   e principalmente as dívidas de gratidão”!

 

“Fado, Futebol e Fátima” era a sina dos portugueses, de há cinquenta anos para trás!

 

Futebol, Fátima e «ph»ulhiticonice é o fado a quem entregam o destino!

 

A Memória, o Respeito, a Veneração, a Identidade, a Saudade, hoje, não contam para os cavaleiros do efémero.

 

Claro que muitos dos visitantes, deste e de outros Blogues, são «inimigos» do(s) autore(s). E, por aqui, ou por lá, aparecem «à coca» de um erro acidental ou de uma notícia que não lhes agrade, ou convenha, para se mostrarem assombradamente escandalizados e ir para as suas tertúlias «dar à língua», com aquele ar de fanfarrão cobardola.

 

Está visto: - “A mediocridade não tolera excepções ilustres”.

 

As velas [14] para o BOLO de Aniversário ofereço-as eu, e por mim abençoadas para que protejam o BLOGUE “CHAVES” e o seu autor, de todos os maus espíritos, durante todo o ano.

 

E invocarei a Zeus e aos deuses egípcios que concedam ao autor do Blogue o poder muito especial do número catorze!

 

Do discurso aspasiano, seja-me permitido derivar o meu: - no Blogue “CHAVES” e nos Blogues DE CHAVES «combateremos contra flavienses para a defesa dos Flavienses, e contra os politicastras, e “Bárbarospoliticoneiros partidocratas ou apalancados no “Paço do Duque”, em Belém e S. Bento, para defesa da NORMANDIA TAMEGANA inteira»!

M., dois de Janeiro de 2019

Luís Henrique Fernandes, da Granginha

defensor de CHAVES

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

Olhares de sempre

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • Anónimo

      Esta loja pertenceu ao meu falecido avo Venâncio (...

    • Anónimo

      De regresso à cidade!!! Frase linda que eu também ...

    • Fer.Ribeiro

      Obrigado!

    • Anónimo

      PARABENS PELO VOSSO TRABALHO

    • Fer.Ribeiro

      Obrigado meu caro AB pela sua companhia nestas via...