Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

09
Jun18

Outeiro Seco - Chaves - Portugal


1600-outeiro-seco (1162)

 

Em Chaves há dois Outeiros, ou melhor, há muitos, mas com Outeiro como topónimo só há dois. Outeiro Jusão e Outeiro Seco. No último sábado estivemos em Outeiro Jusão, hoje vamos até Outeiro Seco. E a respeito dos Outeiros, recordemos o que disse no último sábado:

 

Se é “outeiro” está num alto, e tendo como apelido jusão, deveria estar para baixo. Aparentemente uma contradição, pois jusão significa “para baixo”, “para jusante”, ou seja num alto para jusante, encaixa na perfeição em Outeiro Jusão, isto se tivermos em conta o Rio Tâmega,  a veiga de Chaves e a própria cidade de Chaves, ou seja o outeiro que está ao lado do rio a jusante da veiga e de Chaves, e faz sentido, não só porque o localiza como o diferencia do outro outeiro a montante de Chaves e do rio, ou seja Outeiro Seco, ambas povoações muito antigas.

 

1600-outeiro-seco (621)

 

Pois para Outeiro Seco não tenho qualquer teoria para a origem do topónimo, ainda por cima nem é muito outeiro nem muito seco, aliás até tem um riacho que passa pelo meio da aldeia. É certo que nos anos mais secos o riacho seca, mas qual é o riacho que resiste a um ano de seca? Poderá ser que a origem do topónimo tenha a ver com a localização do povoado antigo, mas isto são tudo suposições que não têm qualquer valor, por isso, passemos à frente, entremos em Outeiro Seco.

 

1600-outeiro-seco (609)

 

Outeiro Seco que já tem passado aqui no blog algumas vezes, não só pela aldeia no seu todo mas também com alguns post´s dedicados em exclusivo ao Solar dos Montalvões. Hoje também não vai ser exceção. Assim, o post terá dois andamentos, o primeiro dedicado à aldeia e o segundo dedicado ao Solar dos Montalvões. Iniciemos pela aldeia e freguesia de Outeiro Seco, que hoje em dia vem a ser a mesma coisa, embora nem sempre tivesse assim sido.

 

1600-outeiro-seco (1362)

 

Aldeia e Freguesia de Outeiro Seco

 

Não vamos ser muito exaustivos nesta abordagem, tanto mais que a aldeia já foi abordada aqui várias vezes,  onde então deixámos muita coisa sobre a aldeia. Hoje faremos uma abordagem diferente, por exemplo supondo que alguém ia visitar Outeiro Seco e nos perguntasse o que lhe aconselhávamos a ver e visitar. Pois bem, é por aí que vamos e a quem me perguntasse, recomendar-lhe-ia entrar pela clássica entrada de Outeiro Seco, a mais antiga, junto à veiga e mais ou menos paralela ao Rio Tâmega e dir-lhe-ia para logo na entrada da aldeia parar e apreciar umas alminhas que lá existem do lado direito. Quem anda comigo na recolha de imagens já sabe que eu sou fã de alminhas, não só por ser um traço do nosso ser português, mas porque realmente as acho interessantes, e estas de Outeiro Seco merecem uma vista de olhos de apreciação.

 

1600-outeiro-seco (422)

 

Pois a partir das alminhas recomendar-lhe-ia ir a pé para logo a seguir parar na Igreja Românica da Srª da Azinheira. Aqui para parar com tempo, apreciar os seus pormenores tipicamente românicos, como as imagens esculpidas nos beirais, mas também a porta principal, e no seu interior, deixar-se invadir pela frescura do espaço enquanto aprecia os frescos das paredes e toda a intimidade da igreja. Mesmo que não seja lá muito católico, aproveite o espaço para meditar em qualquer coisa e deixe-se lá ficar um tempinho. Valerá muito mais que uma sessão de psicólogo ou psiquiatra, suponho eu, pois nunca fui a nenhuma…

 

1600-outeiro-seco (1338)

 

Depois da Srª da Azinheira é só atravessar a estrada e subir o pequeno outeiro (se calha é daqui que vem o topónimo a aldeia) e aí encontrará uma pequena capelinha cheia de história, a Capela de Stª Ana, construída em cima de um altar rupestre. Para ver mais pormenores sobre a história destes locais recomendar-lhes-ia que dessem um vista de olhos ao post completo sobre a aldeia, publicado em 30.10.2010 (https://chaves.blogs.sapo.pt/552520.html).

 

1600-outeiro-seco (1306)

 

Pois de seguida recomendaria que seguisse a Via Sacra até ao seu final, a terminar num outro outeiro, já após a Escola de Enfermagem, que há pouco tempo atrás era também Polo da Universidade de Trás-os-Montes, que hoje é só Universidade de Vila Real. Mas dizia eu que recomendaria atravessar toda a aldeia seguindo a Via Sacra, com muitas paragens pelo caminho, quer para apreciar algum casario ainda tipicamente transmontano e rural que foi resistindo à modernidade, mas também para apreciar a Igreja Paroquial com torre sineira dupla e construída com pedra à vista, mas também a Capela da Senhora do Rosário e a Capela de Nossa Senhora da Portela e também recomendaria visitar a Capela de Santa Rita, se ainda existisse, pois foi vandalizada e de capela pouco restou, ou nada mesmo.

 

1600-outeiro-seco (788)

 

Pelo caminho recomendaria ainda visitar as ruinas do Solar dos Montalvões, com um lamento, que foi igualmente vandalizado com a sua capela (Santa Rita) e o tempo, desprezo e falta de manutenção, encarregou-se de tornar ruinas aquilo que foi um solar- Mas mais à frente falaremos disso. Pelo caminho há ainda umas inscrições curiosas e bem interessantes em padieiras de portas e janelas, em casas particulares. Tanques e fontes também há, uma casa de Turismo Rural, e o largo da Mesa de Pedra onde há sempre alguém que poderá contar a história da mesa e do largo.

 

1600-outeiro-seco (1358)

 

Claro que pelo caminho há sempre gente para conversar, que felizmente Outeiro Seco ainda é uma aldeia com gente e vida. A proximidade da cidade e bom acesso à mesma, facilitou que a sua população não abandonasse, mas também que surgissem novas construções que também levou gente nova para Outeiro Seco. Já dos investimentos municipais que por lá se fizeram – Escola de Enfermagem e Parque Empresarial, com Plataforma Logística, Mercado Abastecedor e Parque Industrial, pouco ou nada mexeram com a aldeia, a não ser o terem ficado sem os terrenos onde tais empreendimentos foram construídos, e depois há que dizer a verdade, tal como muitos previam, a grande maioria dos lotes do Parque Industrial não foram ocupados, e quanto Ao Mercado Abastecedor e Plataforma Logística nunca entraram nem nunca irão entrar em funcionamento como tal, mas sabemos que tem outras funcionalidades, mesmo estando à margem de empreendimentos e economias…

 

1600-outeiro-seco (783-2)

 

Para além  da modernidade, que não é sinónimo de progresso, Outeiro Seco vai mantendo e bem a sua ruralidade e algumas tradições, o cultivo dos campos mas também alguma pecuária vão alegrando os campos e vestindo de verde as terras, mas não só, pois na primavera vai sendo um regalo para a vista ver alguns prados floridos. De tradição, destaca-se a sua festa anual de 8 de setembro, ainda com toda a sua tradição e importância, sendo uma das maiores festas populares do concelho, que, todos concordarão comigo, mete as festas da cidade de Chaves num bolso.

 

01-800-1 solar de outeiro seco.jpg

 

 

Solar dos Montalvões

 

O restante texto irá ser acompanhado de imagens do solar que eu fui tirando ao longo dos anos. Infelizmente só iniciei essa recolha em 2006, no entanto consegui algumas imagens da família Montalvão de datas anteriores.

 

Como todos os solares, este, também estava ligado a uma família, no caso, a família Montalvão, daí, ser o Solar dos Montalvões. Na sua descrição, conforme consta na página de património arquitetónico do governo (http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=35397)  e registada com a referência IPA.00035397 é a seguinte:

 

02-Imagem01 - Cópia.jpg

Data desconhecida

 

Solar dos Montalvões

IPA.00035397

Portugal, Vila Real, Chaves, Outeiro Seco

 

Casa nobre de planta quadrangular irregular, com pátio central, composta por alas construídas em diferentes épocas do séc. 17 e 18, resultando numa planimetria e volumetria irregular, com nítidas diferenças de tratamento e má articulação espacial. O núcleo mais antigo corresponde, provavelmente, ao corpo da cozinha, a sul, a que se acrescentou, na primeira metade do séc. 18, a ala este e norte, dando origem a casa de planta em U. Este foi fechado pela ala oeste, com zona residencial, já construída em 1762, data em que o proprietário pede licença para construir a capela, no ângulo sudoeste, só concluída pela viúva, em 1784. A ala poente transforma-se assim na fachada principal, com ala residencial tardo-barroca, evoluindo em dois pisos e mezanino superior, com pilastras marcando três panos, rasgados por vãos abatidos, o central com portal, sobreposto por brasão, e janela de sacada e os laterais com janelas de peitoril, sendo o mezanino aberto por óculos. O portal brasonado acede ao pátio central, o piso térreo era destinado a lojas e o segundo aos salões nobres, não existindo, contudo, escada interior de interligação ou exterior de acesso a esse espaço mais público da casa, o que exigia ser acedido a partir da cozinha ou pela zona dos quartos, atravessando toda a parte privada. A capela tem já linguagem rococó e maior riqueza decorativa, com a fachada terminada em frontão de lances, e portal de verga reta entre duplas pilastras, suportando o entablamento e frontão curvo interrompido por vão. No interior, possuía retábulo em talha policroma e dourada, de planta côncava e três eixos, de estilo rococó, com influência da Escola de Braga. As restantes alas são mais irregulares e mais baixas, com vãos retilíneos ou abatidos, possuindo escadas de acesso no topo da ala norte e na ala sul, nesta por sul e pelo pátio, onde a guarda é decorada com aletas. No interior, o piso térreo era destinado a lojas e o andar nobre a habitação, com tetos de apainelados de madeira, e cozinha. O vão decorado e datado de 1782, aberto virado ao pátio na ala oeste, pertenceria a uma janela de varandim ou de sacada ou a um portal, à frente do qual não se construiu a escada.

 

03-SIPAImage-arq-fam-mon-1990.jfif

Fotografia da família Montalvão - 1990

 

Ficou atrás a descrição do que era o Solar dos Montalvões, pois hoje são apenas ruinas, na prática apenas se mantêm as paredes de pedra exteriores e algumas, as interiores mais espessas, também de pedra, tudo o resto ruiu, graças a uma série de razões que só nos podem deixar envergonhados, tais como atos de vandalismo de vândalos, falta de manutenção por parte dos proprietários e indiferença, também por parte dos proprietários, da Junta de Freguesia e da população.

 

04-solar montalvoes 2006.jpg

Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2006

 

A história do seu declínio conta-se em meia dúzia de palavras.

 

Após a morte do seu último proprietário habitante, os herdeiros da família Montalvão, em 31 de julho de 1987,  venderam o solar à Câmara Municipal de Chaves por 20.000 contos (aproximadamente €100.000,00 na moeda atual). Um bom negócio para a Câmara Municipal ainda para mais tendo em conta os fins a que se destinava, pois o Solar e a quinta destinar-se-ia a receber as instalações de um Polo da UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, e penso que a intenção era real, pois em 27 de junho de 1997, solar e quinta foram doados UTAD. O facto é que desde a compra do solar, que à altura da compra estava em bom estado de conservação, o mesmo fechou as suas portas e nunca mais as abriu, fosse para o que fosse, nem sequer para a necessária manutenção que todas as construções exigem, sobretudo se estiverem desabitadas. E dia a dia, o edifício ia-se degradando, e dado que “aquilo” deixou de ter dono que cuidasse dele, as coisas agravaram-se com atos de vandalismo aos quais Câmara Municipal, Junta de Freguesia e população assistiam impávidos e serenos a situação.

 

05-solar montalvoes 2006-1.jpg

Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2006

 

A Universidade viria aí e encarregar-se-ia de reconstruir aquilo tudo. Só que não veio, nunca veio e por parte dos políticos da terra também não houve força e se calha também interesse, em que a Universidade viesse. Vai daí, em 13 de setembro de 2007, o doado foi dado por não doado e o Solar regressa a propriedade da Câmara Municipal de Chaves. A partir de aí a pedra instalou-se definitivamente no sapato da CMC. O que fazer com o Solar? Vai para sede disto diziam uns, para isto diziam outros, para aquilo, diziam outros tantos. Fizeram-se levantamentos, estudos, planos, promessas e o Solar continuou na sua de caiar aos bocadinhos, primeiros as telhas, depois vandalizaram a capela, as silvas invadiram a escadaria e cobertura e acabaram por derrubá-la, a estrutura de madeira das coberturas ruiu sobre os soalhos, os soalhos ruíram sobre o chão e as silvas invadiram o interior do Solar. O que fazer do Solar?

 

06-solar montalvoes 2007.jpg

 Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2007

 

 A questão continuava, ideias muitas, projetos a avançar nenhum. Venda-se! Entretanto alienou-se parte da quinta para a Escola de Enfermagem, para um campo de futebol, para a construção de não sei que que ficou quase pelos alicerces e o resto da quinta para lixeira municipal, que em tempos, segunda informação dada neste mesmo blog pelo Presidente da Junta ou Ex-Presidente (já não sei bem), aquilo não era lixo, mas sim depósito de materiais para futura reutilização… Venda-se! E em 2012, “O Solar”, apenas o solar, pois a quinta já tinha ido à vida,  foi a hasta pública pelo valor de €260.500,00, para a qual apareceu uma proposta de €100.500,00 abaixo da base, e daí ter sido excluída. Nesta fase do campeonato, ao Solar, apenas lhe restam as paredes estruturais de pé, que a continuarem assim, nem estas resistirão. Na ausência de ideias para o imóvel, ponha-se de novo à venda! E em 14 de fevereiro de 2014, a Câmara Municipal  delibera de novo por o Solar à venda por €236.600,00, com a aprovação da proposta por maioria, com a abstenção do vereador do Partido Socialista, o qual apresentou uma declaração de voto, a saber:

Sobre o assunto em apreciação, usou da palavra o Vereador do Partido Socialista, Senhor Eng. João Adérito Moura Moutinho, tendo apresentado, por escrito, a seguinte declaração de voto: Somos de parecer que o lote A (Q.ta dos Montalvões) não deve ser vendido, pelos seguintes motivos:

 

07-solar montalvoes 2010.jpg

Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2010

 

  1. Valor histórico do edifício.
  2. Localização do mesmo e dimensão do prédio rústico.
  3. Património imobiliário presentemente com baixa valorização.
  4. Haver perspetivas de aí poder ser instalado o Pólo Universitário de Chaves, através da celebração de parcerias com outras instituições para além da UTAD. - Este último ponto para nós é de extrema importância, pois ainda continua no nosso horizonte, dotar esta cidade com um Pólo Universitário de excelência, nos diferentes domínios do saber, focado principalmente na área da engenharia. É de referir que a nossa cidade é das poucas que não têm um Pólo Universitário, digno desse nome, possuindo o concelho e região do AT um elevado número de estudantes na área da engenharia, que têm de sair da sua região. Esperamos que este executivo autárquico não desista da prossecução deste objetivo.

 

Palavras e sonhos bonitos que de nada adiantaram, pois a proposta já estava aprovada.

 

08-1600--outeiro-seco (1290)-2011.jpg

Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2011

 

Então venda-se o Solar  €236.600,00 em hasta pública, só que ninguém se chegou à frente, não houve interessados e a hasta pública ficou deserta. Segundo a Lei vigente, nos termos do disposto na alínea c), do nº2 do Artigo 81º do decreto-Lei nº 280/2007, de 7 de agosto – Regime do Património Imobiliário Público -, pode ser adotado o ajuste direto, para a realização da venda, quando a praça da hasta pública tenha ficado deserta. Pelo que, mediante a Proposta nº 60/GAP/2014, aprovada pelo executivo camarário na reunião de 09 de junho de 2014, o Presidente da Câmara ficou legitimado a entabular, institucionalmente, diligências em vista a serem encontrados potenciais interessados na aquisição dos imóveis objeto do procedimento público que ficou deserto.

 

09-capela-do blog velharias doluís.jpg

Altar da Capela já propriedade da CMC, ainda com o altar 

Data desconhecida - Foto da Família Montalvão

 

Tudo bem se não fosse a data dos acontecimentos, pois esta deliberação é tomada em pleno fim de mandato e na prática já em campanha eleitoral autárquica e aconselharia o bom senso e até talvez a ética que tais decisões não se tomassem em períodos de campanha eleitoral. Mas enfim, se a Lei o permite, esteja correta ou não, há que acatá-la e vai daí que o Sr. Presidente da Câmara António Cabeleira, para o efeito, ao abrigo do disposto no nº 2, do Artigo 105º do citado regime jurídico, com as necessárias adaptações, remeteu convite, no dia 06 de abril de 2016, para apresentação de proposta, nos precisos termos das normas disciplinadoras do procedimento de alienação, aprovadas pelo competente órgão municipal, à sociedade “Flavigrés, S.A.”, com sede em Chaves, e a Mário Manuel Garcia, residente em Vallorbe, Suíça, para apresentação de proposta tendente à aquisição dos imóveis. Azar do c, da coisa, “Durante o prazo concedido para o efeito, nenhum dos agentes económicos convidados apresentou proposta para a aquisição dos ditos imóveis”.

 

10-1600-outeiro-seco (516).jpg

Altar da Capela - 2016

 

 

Volta tudo à estaca zero, mais eis que o Sr. Presidente, num ato de magia, saca de um trunfo da manga, não sei como, mas descobre o Dott. Matteo Arthur Colombo me Bresso, na Itália e faz-lhe um convite para aquisição do Solar. Assim, no dia 04 de setembro de 2017, ao abrigo da credencial administrativa que lhe foi conferida, foi, mais uma vez, encetada diligência tendente à alienação dos aludidos imóveis, mediante a expedição de convite para apresentação de proposta de aquisição ao agente económico Dott. Matteo Arthur Colombo, com morada na Via del Molino, 29, 20091 Bresso (Milão), Itália, nos termos oportunamente definidos. No prazo definido para apresentação da proposta – 13 de outubro de 2017 -, veio o empresário convidado, sócio e gerente único da sociedade “SOLAR INVESTMENT – Imobiliária, Lda.” – NIPC 514567520, responder ao convite formulado, apresentando proposta global de aquisição, dos ditos imóveis, pelo valor de €221 220,00 (duzentos e vinte e um mil, duzentos e vinte euros), a qual veio a ser registada nos serviços municipais sob o nº 2017, DCG, E,G, 7507, de 22-09-2017. 8. Tal proposta, consubstanciando a intenção de adquirir os imóveis sitos em Outeiro Seco, e conhecidos por “Solar de Outeiro Seco e “Eira”, inscritos na respetiva matriz predial urbana sob o artigo 123º e na matriz predial rústica sob o artigo 4945º, descritos na Conservatória do Registo Predial sob os números 504/19870728 e 3519/20090311, iguala o valor base da “hasta pública”.

 

11-800-outeiro-seco (519).jpg

Altar e teto da Capela - 2016

 

Embora no documento se diga que a proposta iguala o valor base da hasta pública, na verdade, nas condições de alienação dos bem imóveis definidos em fevereiro de 2014, tal valor era de €236 600,0, a diferença não é grande, apenas de €15.380, e talvez, dado o estado lastimável em que se encontravam os restos do Solar, tivesse sido considerado um pequeno desconto.

 

12-solar montalvoes 2016.jpg

Solar dos Montalvões - Alçado Sul - 2016

 

Facto: O Solar foi vendido ao  Dott. Matteo Arthur Colombo que a sociedade SOLAR INVESTMENT – Imobiliária comprou.

 

Diz-se p´raí: Que vão la fazer uma unidade hoteleira de luxo.

Pois Deus queira que sim, que se faça alguma coisa digna naquele espaço e daquele solar, no entanto, na venda do imóvel não havia nenhuma cláusula que obrigue o novo proprietário a fazer o que quer que seja, se quiser até o pode reconstruir e por uma luzinha vermelha na porta de entrada… ou pôr pratos prontos a comer do tipo “El Rancho a la transmontana”, com estacionamento privativo…

 

12-11600-solar-16 (63).jpg

Solar dos Montalvões - Interior - 2016

 

 

Alguns post’s blogs que ao longo dos tempos foram dando conta do que se passava em Outeiro Seco e com o Solar dos Montalvões:

 

https://chaves.blogs.sapo.pt/outeiro-seco-solar-dos-montalvoes-nos-1340988

http://ruinarte.blogspot.com/2014/08/solar-da-familia-montalvao-outeiro-seco.html

http://velhariasdoluis.blogspot.com/2009/10/outeiro-seco.html

https://andanhos.blogs.sapo.pt/reino-maravilhoso-patrimonio-em-46837

https://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/ruinas-do-solar-dos-montalvoes-765443

https://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/arte-ou-vandalismo-ruinas-do-solar-742033

http://velhariasdoluis.blogspot.com/2010/05/como-era-interior-da-capela-do-solar.html

 

As fotos que não são de nossa autoria, são ou foram retiradas do blog “Velharias” de Luís Montalvão.

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB