Pecados e Picardias
A Gina , e a Bela acho que nunca foram homenageadas com nenhuma medalha do município, provavelmente não terão critério, nem elas nem as mães e os pais e os irmãos e amigos e outros e outras, tantos e tantas, que levam Chaves por diversos feitos e bem feitos aos cantos do mundo.
A hierarquia para agraciar passa por um filtro que valendo o que vale nem sempre premeia o esforço ou agracia a obra concreta e visível.
Falo de homens e mulheres alguns anónimos cidadãos que ao longo do tempo são alicerces e raízes na obscuridade e têm de viver de migalhas e esmolas oriundas dos afetos.
Falo de pessoas que não visam lucro e que geram a desconfiança dos calculistas que não conseguem ver para além do dinheiro.
Admiro mas admiro heróis que apresentam ao longo dos anos a mesma intensidade de amor incondicional, em causas que não são moda, muito menos fúteis, embora magras e esquálidas, causas que não morrem e mantêm viva a chama alimentada pelo sopro constante da sinergia que corre nas veias da determinação e da perseverança da fé e da crença no é possível…
Falo de associações humanitárias mesmo mesmo humanitárias…
Falo de associações de voluntários e voluntários que dedicam os seus tempos livres à ajuda de pessoas com incapacidade, vulneráveis, com insuficiência e ou ausência económica.
Falo das ligas de amigos , por exemplo a do hospital de chaves cujos voluntários fazem um trabalho de uma dignidade graciosa com uma dignidade e capacidade de interajuda que merece ser louvada.
Mas hoje trago, esta equipa flaviense de futebol feminino que tanto admiro aos anos e que conseguiu com o muito esforço e a dedicação continuar a manter-se na primeira divisão, com grandes jogadoras flavienses algumas com vidas profissionais longe Viseu por exemplo , Bragança e outras localidades , mas que compareciam aos treinos religiosamente regressando ao dia seguinte da sua vida profissional familiar e dos trabalhos domésticos dos quais não são nunca ilibadas.
Trago-vos a reflexão de quem sente uma inversão social na atribuição de valor comercial só a deslumbramentos a endeusamentos a frivolidades e esquece deliberadamente o profissionalismo dos amadores.
É a vida ?!!!
Claro que sim…
Obrigada aos elementos constituintes da direção dos bombeiros voluntários flavienses personalizada no seu Presidente Nuno Coelho Chaves, pela participação espontânea na compra das senhas do sorteio para ajudar, merecem que lhes saia o presunto para partilhar aí com os nossos homens também grandes, os Bombeiros.
Obrigada também a todos os que contribuíram e que vão ainda contribuir…
Vou então arranjar-me para ir ao jantar.
Isabel seixas