Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

09
Mar15

Quem conta um ponto...


avatar-1ponto

 

230 - Pérolas e diamantes: coração de lata

 

Vemos a nossa ministra das finanças a pedir ao seu homólogo (ou será patrão?) alemão para fazer de pai tirano em relação aos gregos, logo secundada pelo nosso primeiro-ministro que, com o seu sorrisinho amarelo, lá vai deixando nas entrelinhas do seu discurso a mensagem de que os gastadores helénicos não se podem furtar a pagar com língua de palmo o dinheiro que nos devem, que, com toda a certeza, servirá para pagar os juros da nossa astronómica dívida, e logo nos vem à lembrança o aforismo popular: ri-se o roto do esfarrapado e o sujo do mal lavado.

 

O Bloco Central dos Interesses (PSD/CDS/PS) que nos governa – e que em cerca de quarenta anos do seu reinado dito democrático –, já nos levou por três vezes à pré-bancarrota, continua na sua senda de infiltrar todas as instituições nacionais, ou aqui sediadas, com os seus máximos dirigentes.

 

Depois de Eduardo Catroga (também conhecido como o homem do pentelho) – um militante de relevo do PSD, que possui no seu currículo a incrível façanha de ter negociado com o PS a entrega do país aos desígnios mercantilistas da troika, com os resultados desastrosos que todos sabemos – ter sido recompensado com a presidência do Conselho Geral de Supervisão da EDP, comprada em plena crise nacional, pelos camaradas chineses, com o beneplácito do BCI, chegou agora a vez de um dos grandes do PS ter um destino semelhante.

 

Segundo o Expresso, António Vitorino (o homem que ficou conhecido por se ter demitido de ministro por alegadamente se ter esquecido de declarar às finanças a aquisição de um prédio no Alentejo e também apelidado por Alfredo Barroso como um “facilitador de negócios”), vai ser propostos por acionistas da EDP para presidente da Assembleia Geral da empresa.

 

Após ler a notícia, pego no semanário de Pinto Balsemão e deito-o ao lume, alegando, à família surpreendida, distração. E que labaredas ele fez, meu Deus!

 

Dou uma vista de olhos pelos diários nacionais e em todos vejo a cara larocas de António Costa a rir-se para mim como a querer-me levar por parvo. Isso de um sorriso um voto foi chão que deu uvas. Muita gente já se apercebeu que o líder do PS não consegue dizer nada de substantivo. Eu estou em crer que o problema é bem mais complicado. António Costa, afinal, não tem nada para dizer.

 

Guardo então os diários para embrulhar as panelas de arroz, para não esfriar.

 

Ligo a televisão. Surpresa. Chaves foi notícia nacional. E por boas razões, como quase sempre. A ASAE apreendeu os parcómetros da cidade devido à falta de certificação do equipamento.

 

António Cabeleira, aflito, correu logo para os órgãos de comunicação para lamentar o espetáculo montado pela ASAE. Ele, o edil que se entretém a desfilar disfarçado de procônsul romano para inaugurar no Jardim do Tabolado dois corações de lata onde os tocados pelas flechas de Cupido poderão colocar um aloquete como sinal do seu eterno amor.

 

Se a moda pega, não a do aloquete, mas antes a da incompetência técnica e política da nossa autarquia, qualquer dia, por falta de pagamento da enorme dívida (cerca de 20 milhões de euros) da CMC à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A., é bem possível que quem de direito mande apreender os contadores da água.

 

De facto, a Câmara presidida por António Cabeleira/João Neves contraiu uma dívida de 60 milhões de euros e não possui a coragem suficiente de auditar externamente as suas contas. E, o que é ainda mais grave, o calote não cessa de aumentar.

 

A vida difícil dos flavienses não é metafísica. Pelo lado que nos toca, continuamos a tentar compreender esta espiral obsessiva pelo calote. Tentamos perceber a realidade que rodeia a vida autárquica. Mas será que quando olhamos para a escuridão com uma lente, conseguimos ver mais do que escuridão?

 

Espinosa dizia que “uma única coisa pode ser, ao mesmo tempo, boa, má e indiferente. Por exemplo, a música é boa para a melancolia, má para os que estão de luto, e nem boa nem má, para os surdos”.

 

Pegando no argumento, podemos afirmar, em relação à gestão CMC de António Cabeleira/João Neves (cada vez mais JN do que AC, temos de reconhecer) é boa para alguns boys do PSD, má para os flavienses e indiferente para os galegos.

 

João Madureira

 

PS - Para que o exercício do poder democrático e a respetiva transparência das contas públicas não se transformem em duas forças antagónicas, mais uma vez renovamos o nosso apelo para que o senhor presidente da Câmara, mais os seus distintos vereadores, aprovem uma auditoria às contas do município de Chaves. Quem não deve não teme.

 

PS 2 – Também em nome da transparência, senhor presidente, era boa ideia aprovar conjuntamente uma auditoria externa às contas da JF de Santa Maria Maior, da qual foi insigne presidente, até 2013, João Neves. Certos de que quem tão insistentemente reivindicou uma auditoria às contas da CMC, com toda a certeza verá com bons olhos, e até enaltecerá fervorosamente, uma auditoria realizada às contas do seu impoluto mandato.

 

PS 3 – Deixe-me lembrar-lhe que o amor não é só colocar aloquetes em corações de lata. Era um ato de coragem redentor, o senhor presidente deixar-se de desculpas esfarrapadas e por fim ao deplorável espetáculo dos esgotos a céu aberto em Vale de Salgueiro – Outeiro Seco. Num país civilizado, atentados ao ambiente e à saúde dos flavienses como este são combatidos com todos os meios e toda a perseverança. Em Chaves assobia-se para o lado.

 

 

1 comentário

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB