Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

06
Mar21

Quinta do Rebentão - Chaves - Portugal

Mundo Rural Flaviense


1600-rebentao (11)

 

Como já vem acontecendo ao longo dos anos, os sábados deste blog são dedicados ao mundo rural de Chaves. Já fizemos pelo menos 3 rondas por todas as aldeias do concelho e todas elas já têm um vídeo resumo aqui no blog, e também no You Tube e no MeoKanal[i].

 

1600-rebentao (129)

 

Há dias, prevendo já que iria entrar nesta fase em que o tema aldeias de Chaves se estava a esgotar, pedi a quem acompanha ou visita este blog com regularidade, principalmente aos que são naturais das aldeias e estão ausentes, que nos sugerissem temas ou matérias de interesse das nossas aldeias para nós podermos abordar, mas até hoje não recebemos uma única sugestão. Diz o povo que “quem cala consente” e até poderíamos ficar agradados com esse silêncio, mas no momento não o ficamos, porque o vosso silêncio será também o silêncio das vossas aldeias, pelo menos na forma regular e abrangente como o temos feito até aqui.

 

1600-rebentao (9)

 

Mas o blog irá continuar, aos sábados, pelo nosso mundo rural, mas a sair um pouco das nossas aldeias e da paisagem humanizada. Termos mais belezas naturais que as nossas serras e vales nos proporcionam, ou então posts temáticos, que andarão um bocadinho pelo concelho todo, conforme o tema.

 

1600-rebentao (99)

 

Está também previsto, a médio prazo, fazermos mais uma ronda por todas as freguesias, com as novas freguesias que foram criadas na última (2013)  reorganização administrativa do território das freguesias, mas para essa ronda vamos aguardar pelo ano de 2022, isto porque estamos em ano de Censos e queremos o que mudou no território nestes últimos 10 anos.

 

1600-rebentao (3)

 

Assim, e já dentro da nova abordagem do nosso mundo rural, hoje vamos até a Quinta do Rebentão, uma antiga quinta rural que o Município de Chaves adquiriu e converteu num complexo onde convivem a par um parque de campismo, umas piscinas municipais, uma quinta biológica, um circuito de manutenção e um bar/restaurante, tudo em montanha, atravessada por um pequeno riacho, tendo no interior uma pequena albufeira com aves aquáticas residentes e à volta da qual existem um pequeno espaço vedado com outros animais em cativeiro.

 

1600-rebentao (5)

 

O Circuito de manutenção, ao longo do qual existem alguns locais de estar e repouso, envolve grande parte deste complexo, aliás só as piscinas e a restante montanha ficam fora do circuito, ou seja, ao percorrer o circuito, que embora em montanha não é muito acidentado, está a fazer uma visita ao mundo animal em cativeiro, à quinta biológica e ao parque de campismo, pois todos confrontam com o circuito de manutenção. Tudo isto a 4 km da cidade de Chaves.

 

1600-rebentao (92)

 

Para além da piscina, parque de campismo, restaurante, etc, há o restante espaço da quinta em ambiente de montanha e de vida selvagem, que agora com a primavera à porta se começa a agitar com o renascer da flora e também da fauna, incluindo para estes bichinhos (fotos seguintes), que nesta época é habitual vê-los no chão, deslocando-se todos ligados, em fila, formando uma espécie de cobra ou procissão, daí chamarem-lhe a processionária, que não é mais que a lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) um inseto desfolhador de pinheiros e cedros em Portugal, atraentes e aparentemente simpáticos, mas que, ATENÇÃO, são perigosos, não lhes toque nem se aproxime muito deles, pois de inofensivos não têm nada, para além de serem uma praga para os pinheiros e cedros, quando os abandonam e os encontramos em terra para se enterrarem e crisalidar (passar de lagarta a borboleta), vão libertando pelos urticantes que, em contacto com a pele, mucosas e olhos são responsáveis por alergias em pessoas e animais, principalmente cães e gatos. Atenção que o efeito tóxico desses pelos urticantes podem ser mesmo graves, que se algum dia vos acontecer terem uma reação severa, não hesitem em recorrer à urgência do hospital, chamar o 112 ou contactar Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250. Para cães e gatos, em casos graves, também terão de recorrer a um veterinário.

 

1600-rebentao (114).jpg

 

O ciclo de vida da lagarta do pinheiro tem duas fases: a fase adulta, que é aérea, formada pelos ovos e lagartas e a fase de pupa, que é subterrânea.


Segundo a Deco Proteste  “Dependendo de vários fatores, como as condições climáticas, é geralmente entre janeiro e abril que as lagartas descem dos pinheiros. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga, sobretudo devido às condições climáticas. Em ambiente urbano, a lagarta-do-pinheiro exige vigilância constante e um combate urgente e atempado para evitar riscos para a saúde pública.

 

A presença da lagarta-do-pinheiro é fácil de ver nas árvores. Entre julho e novembro, observam-se tufos de agulhas avermelhadas, ligadas por fios sedosos, nos ramos expostos ao sol. Os ninhos grandes, em forma de bolsões, constituídos por fios brancos e sedosos, na ponta dos ramos expostos ao sol, aparecem a partir do outono.

 

400-rebentao-pinheiros

 

Sintomas e formas de tratamento

 

O contacto com os pelos urticantes da lagarta pode originar uma reação alérgica que varia consoante a sensibilidade da pessoa e a intensidade da…

Veja o artigo todo aqui 

 

1600-rebentao (14)

 

Até amanhã, em princípio com mais uma aldeia do Barroso, do concelho de Boticas.

 

 

[i] No MeoKanal ainda não estão a totalidade das nossas aldeias, mas aos poucos estamos a inserir as aldeias que faltam.

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB