Redial - Chaves - Portugal
Aldeias de Chaves
Redial vista desde Santa Bárbara
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de REDIAL.
Se para algumas aldeias este post vídeo é mesmo um post vídeo, para outras tem sido um verdadeiro post completo, pelo menos em imagem, tal como acontece hoje com a aldeia de Redial, em que as imagens que trazemos hoje são mais que o somatório das imagens anteriores de post dedicados à aldeia.
Imagens que escaparam à seleção anterior, ou imagens mais recentes que ainda não as tínhamos quando fizemos essas publicações, principalmente as que tomámos desde Santa Bárbara, talvez por ter sido uma descoberta tardia e o post principal ter sido anterior a essa descoberta.
Santa Bárbara que por sinal, geograficamente falando, tem Redial e Ventuzelos como aldeias mais próximas e quase à mesma distância (pouco mais que 700m para ambas), isto com as distâncias medidas em linha reta, mas se formos a considerar as distâncias dos acessos de ambas as aldeias ao Santuário, aí Ventuzelos mantém a distância dos 700m, com bons acessos, enquanto que Redial passa a ficar a 2 200m em caminho de montanha. Tudo isto pela altitude a que cada uma das aldeias se encontram, pois Ventuzelos localiza-se na cota dos 700m enquanto que Redial na cota dos 500m, diferença que que longas distâncias pouco poderá significar, mas que para pequenas distâncias faz toda a diferença. Ou seja, mesmo em relação às duas aldeias, embora vizinhas e próximas, tem uma grande barreira a meio que é o monte de Santa Bárbara.
Continuando ainda na temática anterior, que contribuirá também para uma melhor localização da nossa aldeia de hoje, Redial, o acesso a partir de Chaves para esta aldeia faz-se via EN2, com desvio para a aldeia no Km 8 mais qualquer coisa, ficando a aldeia a 11,2km da cidade, e embora o acesso para Santa Bárbara/Ventuzelos seja mais ou menos idêntico a partir de Chaves, se formos para Redial via Ventuzelos, teremos de acrescentar pelo menos mais 6Km, pois teremos de fazer o percurso via Pereira de Selão, isto que quisermos fazer o acesso por estrada pavimentada.
Aqui em palavreado esta coisa da localização torna-se complicado, mas no mapa ou no terreno não o é. Aliás este percurso que acabei de indicar poderá ser mesmo o percurso para conhecer e ir até Redial, aliás recomendo mesmo, com passagem obrigatória por Santa Bárbara que é um autêntico miradouro sobre Redial e sobre grande parte do concelho de Chaves.
Então aqui fica um roteiro para uma manhã, ou tarde, de sábado ou domingo, com partida de Chaves, passagem por Vilar de Nantes, Izei, Peto de Lagarelhos, Ventuzelos e Santa Bárbara, com paragem obrigatória e para se demorar por lá o tempo necessário. Opte por um dia limpo, sem chuva e sem vento, pois não é por acaso que o Santuário é em honra de Santa Bárbara, além disso, a capela, cujo átrio serve de miradouro, fica mesmo no ponto mais alto da serra de Santa Bárbara, e venham de onde vierem os ventos, eles passam por lá, mas tem vistas imperdíveis, daí até se poder perdoar a um dos elementos do tempo, mas com chuva e vento ao mesmo tempo, não vá lá, agora se a chuva estiver a cair certinha, sem vento, bastará um guarda-chuva…mas o melhor mesmo será um dia de sol sem vento.
Mas continuemos o nosso itinerário. Depois de Santa Bárbara, desça em direção a Vilas Boas mas sem lá chegar, pois antes terá um desvio para Pereira de Selão, que deve tomar, depois é seguir sempre em frente, passagem obrigatório por Pereira de Selão e continuar sempre pela estrada municipal até Redial. Aí visite a aldeia, um misto de casario tradicional com um solar brasonado no cento da aldeia, que nas imagens que deixo aparece ainda sem estar recuperado, mas que presentemente já está. Depois basta contornar este solar e apanhar a estrada que nos liga à EN2, passando a meio do percurso pela Quinta do Príncipe que já é mais ou menos conhecida de todos nós, pois pela certa já lá tivemos um casamentos ou uma das festas de época (Natal, fim de ano, etc.).
Sobre a aldeia pouco dissemos, pois entretivemo-nos pelas redondezas e pelo seu miradouro, mas foi propositado, pois tudo que tínhamos a dizer sobre a aldeia já o dissemos nos posts que lhe dedicámos (com link no final), hoje viemos cá pelo vídeo e pelas imagens que ficam no post. Mas a razão da nossa vinda foi mesmo o vídeo, ao qual passamos de imediato, espero que gostem:
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
Post do blog Chaves dedicados à aldeia de REDIAL:
https://chaves.blogs.sapo.pt/redial-chaves-tras-os-montes-portugal-1431887
https://chaves.blogs.sapo.pt/redial-chaves-portugal-1233037
https://chaves.blogs.sapo.pt/826289.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/210506.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/50902.html
E quanto a aldeias de Barroso de Montalegre, despedimo-nos até à próxima quarta-feira, em que teremos aqui a aldeia de Redondelo.