Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

03
Nov18

Ribeira de Sampaio - Chaves - Portugal

1600-rib-sampaio (44)

 

Seguindo a ronda pelas nossas aldeias do concelho de Chaves, depois de ter passado por aqui a Ribeira das Avelas, hoje toca a vez a outra ribeira, a Ribeira de Sampaio, passando por cima da Ribeira do Pinheiro, que estará aqui no próximo sábado.

 

1600-rib-sampaio (3)

 

Na realidade estas três aldeias que adotaram o topónimo de Ribeira, encontram-se a umas centenas de metros de distância e estão todas bem juntinhas à Ribeira do Caneiro que desagua no Rio Tâmega, junto às poldras. Tomando a orientação de montante da ribeira do Caneiro, a primeira das três ribeiras, logo a seguir a S. Lourenço, é a Ribeira de Sampaio. Descendo mais um pouco temos a Ribeira do Pinheiro e por último a Ribeira das Avelas, todas elas ligadas a antigos moinhos dos quais hoje só existem ruínas.

 

1600-rib-sampaio (40)

 

As duas primeiras Ribeiras (de Sampaio e do Pinheiro) encontram-se nas zonas mais acidentadas da Ribeira do Caneiro, com múltiplas pequenas cascatas e rápidos de acesso complicado, mas era nestas proximidades que existiam e ainda vão existindo, os antigos acessos às aldeias da Cela e penso que também a Tresmundes, acessos para descer à cidade de Chaves, com o regresso sempre a subir. A travessia entre margens da Ribeira do Caneiro era feita através de uma belíssima ponte que ainda hoje existe, precisamente na Ribeira de Sampaio, a condizer com o não menos belíssimo casario composto pelos moinhos e casas dos moleiros.

 

1600-rib-sampaio (13)

 

Este pequeno conjunto descobri-o por mero acaso nos anos oitenta do século passado, numas das minhas voltas de mota e já com a noia da descoberta e de querer saber onde os caminhos iam dar. Lembro-me desse dia como se fosse hoje, e o espantado que fiquei com tanta beleza, com o casario, então, ainda habitado.  Recordo que depois de me recompor do espanto e surpresa da descoberta, desci à cidade para recolher a máquina fotográfica, subi de novo àquele conjunto que só mais tarde vim a saber ser a Ribeira de Sampaio e fiquei por lá a recolher alguns motivos.

 

1600-rib-sampaio (47)

 

Já na era da fotografia digital, nos seus inícios, voltei por lá para fazer novos registos e não acreditei naquilo que vi. Desilusão total, tanta, que não consegui fazer uma única foto. Voltei lá mais tarde, passados uns anos, em 2007, e aí sim, fiz algumas fotos. O lugar continua a ser agradável, a ponte continuava interessante, o casario mais degradado e algumas intervenções novas, mas o espírito romântico e bucólico, estava de todo perdido.

 

1600-geral

Foto dos anos 80 do Séc. XX

 

Voltei lá de novo em 2015, sem alterações e com o casario abandonado mais degradado. Embora sem a qualidade das fotos atuais, estas três últimas fotos digitalizadas a partir dos negativos da analógica, dão para ver como era a Ribeira de Sampaio nos anos oitenta do Século passado.

 

1600-analogica-3

Foto dos anos 80 do Séc. XX

 

Sei que o casario foi vendido recentemente e tenho esperança de que, o novo proprietário, tenha o bom gosto e bom senso de recuperar o que ainda seja possível recuperar e de dignificar aquele lugar que pode ser um pequeno paraíso. Esperamos para ver e iremos estar atentos, depois logo veremos.  

 

1600-analogica-2

Foto dos anos 80 do Séc. XX

 

Claro que nestas recuperações/reconstruções, hoje em dia, não se pode exigir que se mantenha aquilo que existe sem alterações. O modo de vida atual exige algumas adaptações, no entanto poderão ser feitas com respeito do existente e fazer a memória do lugar.

 

No próximo Sábado teremos aqui a Ribeira do Pinheiro.

Até amanhã!

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

Olhares de sempre

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes