São Pedro de Agostém - Chaves - Portugal
Aldeias de Chaves - C/Vídeo
São Pedro de Agostém
Continuando a cumprir a nossa falta para com as aldeias que, aquando dos seus posts neste blog, não tiveram o resumo fotográfico em vídeo, trazemos hoje esse resumo para a aldeia de SÃO PEDRO DE AGOSTÉM.
São Pedro de Agostém aldeia e sede de freguesia mas também o Santuário da Nossa Senhora da Saúde, um dos locais de culto do concelho de Chaves com mais tradição e que mais peregrinos chama até si, a par do São Caetano, mas com características um pouco diferentes, mesmo pela condição de o São Caetano ser um santuário isolado e este, da N.Srª da Saúde estar dentro do perímetro da aldeia de São Pedro de Agostém.
Como pontos de interesse esta aldeia possui a sua Igreja Matriz (no centro da aldeia), no mesmo largo um interessante chafariz com bebedouro e lavadouro, de 1932, com a inscrição “Construído durante a ditadura nacional”, o conjunto do seu casario e o Santuária de Nossa Senhora da Saúde. Na freguesia destaca-se ainda outro santuário, de menores dimensões e afluência de peregrinos, mas bem interessante quanto à sua localização, sendo um autêntico miradouro natural com vistas para grande parte do concelho de Chaves, mas desde onde se avistam também os concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Montalegre e Galiza, trata-se do Santuário de Santa Bárbara, junto à aldeia de Ventuzelos.
São Pedro de Agostém aldeia mas também sede de freguesia, a par da freguesia de Nogueira da Montanha, são as que possuem mais aldeias na freguesia, 11 cada, esta de S.Pedro é composta pelas povoações de Agostém, Bóbeda, Escariz, Lagarelhos, Paradela de Veiga, Pereira de Veiga, São Pedro de Agostém, Sesmil, Ventuzelos, Vila Nova de Veiga e Peto de Lagarelhos, mas também a par da freguesia de Nogueira, não escapam ao despovoamento rural, embora até bem próximas da cidade de Chaves. No último CENSOS a freguesia contava com uma população residente de 1419 pessoas.
Como sobre a aldeia já fomos dizendo o que tínhamos a dizer nos posts que lhe dedicámos ao longo da existência deste blog (com link no final), vamos até o vídeo que a aldeia ainda não teve, com todas as imagens da aldeia de São Pedro de Agostém e da Nossa Senhora da Saúde que foram publicadas até hoje neste blog. Espero que gostem.
Aqui fica:
Agora também pode ver este e outros vídeos no MEO KANAL Nº 895 607
Post do blog Chaves dedicados à aldeia de SÃO PEDRO DE AGOSTÉM:
https://chaves.blogs.sapo.pt/sao-pedro-de-agostem-chaves-1834717
https://chaves.blogs.sapo.pt/s-pedro-de-agostem-chaves-portugal-1233918
https://chaves.blogs.sapo.pt/s-pedro-de-agostem-chaves-portugal-1156824
https://chaves.blogs.sapo.pt/nossa-senhora-da-saude-s-pedro-de-1230929
https://chaves.blogs.sapo.pt/s-pedro-de-agostem-chaves-portugal-1156824
https://chaves.blogs.sapo.pt/junta-de-freguesia-de-s-pedro-de-1118077
https://chaves.blogs.sapo.pt/955369.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/817368.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/546480.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/392144.html
https://chaves.blogs.sapo.pt/178968.html
E quanto a aldeias de Chaves, despedimo-nos até ao próximo sábado em que teremos aqui a aldeia de São Vicente da Raia, por sinal a última aldeia a passar por aqui nesta ronda dos vídeos, um para cada aldeia de Chaves, todos já neste blog e em breve, também estarão todos no MeoKanal.