Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

01
Abr21

Termas Romanas

Concurso de ideias para a cobertura e abertura do novo espaço museu


 

50066304078_a52293177d_o.jpg

 

Concurso de Ideias

 

Com o objetivo de reformular e reforçar a identidade da cobertura do Museu das Termas Romanas, como praça e espaço de estar, lazer e conviver, a autarquia flaviense avança com concurso de ideias para desafiar projetistas a contribuir para a requalificação deste espaço.

 

No seguimento do modelo de governação que o executivo tem implementado, no âmbito de auscultação pública, o projeto em causa pretende reunir propostas de carater estético que conciliem a função de espaço museológico, com a vertente lúdica e turística associada.

 

museu_das_termas_romanas_1_1024_2500.png

Para o Presidente da Câmara, Nuno Vaz “o concurso de ideias pretende dar continuidade à valorização do interesse ativo, participativo e democrático da comunidade. Espera-se criatividade nos projetos apresentados de forma a que os flavienses se identifiquem com a essência do Largo do Arrabalde”.

 

A participação no concurso de ideias deve contemplar uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos com as habilitações académicas legalmente exigidas para o efeito, devendo, no mínimo, possuir com uma equipa multidisciplinar composta por um arquiteto, coordenador do projeto, um arquiteto paisagista, um engenheiro civil, um engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico.

 

Este concurso de ideias terá ainda um prémio de consagração a atribuir no valor de 10 mil euros ao trabalho ordenado em primeiro lugar. Ao segundo trabalho será atribuído o valor de cinco mil euros e ao terceiro trabalho selecionado o valor de dois mil e quinhentos euros.

 

Capturar-1 (1).JPG

 

A apresentação dos trabalhos deverá ser efetuada até às 15h30 do dia 26 de abril de 2021. Os termos de referência e acesso às peças também podem ser consultados no seguinte link:

https://community.vortal.biz/sts/Login?SkinName=Vortalgov  e na Divisão de Gestão Financeira – Unidade de Contratação Pública.

 

Recorde-se que as termas medicinais romanas, um achado ocasional que se revelou singular, são possivelmente uma das principais razões para a fundação de Aquae Flaviae na época romana. Os vestígios arqueológicos encontrados no local, em excelente estado de conservação, atestam precisamente a importância milenária da tradição termal de Chaves e de toda a região do Alto Tâmega.

 

Também pode ver a notícia aqui: https://www.chaves.pt/pages/314?news_id=1558

 

 

Termas Romanas um novo espaço

De História e Lazer

 

O concurso de ideia para a cobertura vem no seguimento das obras que se estão a decorrer no interior das Termas Romanas, inicialmente projetadas apenas como museu mas que agora irá ter também a componente lúdica e recreativa com um misto de história, ficção e realidade, em suma, durante o dia as termas romanas serão um museu normal com visitas abertas ao público e à noite transforma-se numa sala de espetáculos em que o público irá também fazer parte desse mesmo espetáculo, como figurante,  enquanto desfruta de um banho termal, porque a ideia é mesmo que o público assista ao espetáculo que decorrerá fora, dentro e por cima das piscinas das termas romanas e, em simultâneo, seja participante no próprio espetáculo, pelo que também o público e todo o pessoal de apoio (funcionários, técnicos do espetáculo, etc.) utilizarão vestes romanas, sendo as do público de uma só utilização, ou seja, no final do espetáculo pode ficar com as vestes de banho.

 

a-favourite-custom-by-alma-tadema-1909.jpg

 

Capturar.JPG

 

A ideia deste aproveitamento noturno das termas romanas partiu de uma companhia galega do Bruxo Queiman e Andrea Pousa, que já atuaram em Chaves e nas Sextas-Feiras 13 de Montalegre por várias vezes, tendo chegado a um acordo com o município de concessionar o espaço das termas romanas para espetáculos noturnos, por um período de 10 anos, a contar já a partir do próximo dia 8 de julho (dia do município) em que será feito o espetáculo inaugural, isto se o estado da pandemia o permitir.

1600-romanos 174)

1600-romanos (128)

 

A ideia é engraçada e espero que funcione, o único problema é que esta abertura noturna do espaço só se destina a público com mais de 18 anos e pelo que pude apurar, o valor do ingresso na brincadeira não é para todas as bolsas, só mesmo para carteiras bem abonadas, mas mesmo bem abonadas, pois ao que parece, o espetáculo termina numa espécie de banquete romano.  

 

1600-romanos (83)

1600-romanos (44)

 

Entretanto o Bruxo Queiman e Andrea Pousa já vão ensaiando algumas cenas do espetáculo, bem como estão a recrutar alguns atores locais, porque ao fim e ao cabo, neste espetáculo, mesmo o pessoal de serviço, irá ser ator, tipo o que acontece no Teatro do Oprimido em que até os atores pode ser atores, só que neste caso, o teatro é para desoprimidos, pelo menos de bolsa…

 

E só me resta agradecer ao Bruxo Queiman ter permitido fazer algumas fotos dos ensaios. Obrigado!

 

 

Em tempo - 2 de abril de 2021

 

Este blog vai seguindo a tradição de enfiaruma peta no dia 1 de abril, mas passado 1 dia, é tempo de repor a verdade, ou seja, a primeira notícia do post  "Consurso de Ideias" é verdadeira, a segunda é totalmente falsa, quanto às fotos, são verdadeiras, mas de 2015 por altura da feira dos romanos.

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB