Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

24
Ago19

Torre de Moreiras - Chaves - Portugal


1600-torre-moreiras (79)

 

Depois da Torre de Ervededo, vamos até à segunda Torre do concelho de Chaves, vamos até Torre de Moreiras, pertencente à freguesia de Moreiras, conjuntamente com a própria aldeia de Moreiras, France e Almorfe.

 

1600-torre-moreiras (7)

 

É uma das aldeias de montanha cujo acesso se faz pela estrada municipal 314. Aldeia de montanha, aparentemente lá para os confins da serra e embora a freguesia até faça fronteira com o concelho de Valpaços (apenas num niquinho) está também, apenas, a 16 km da cidade de Chaves.

 

1600-torre-moreiras (85)

 

Aldeia de montanha que para se visitar temos forçosamente que ir propositadamente até ela, quero com isto dizer que é uma aldeia de fim de estrada, pela qual não se passa para ir até outras aldeias. Aliás, à exceção de  France, por onde todos têm de passar para ir para vários destinos, pois é atravessada pela M 314, as restantes aldeias da freguesia são de fim de estrada.

 

1600-torre-moreiras (55)

 

O mesmo se passando com a sede de freguesia, Moreiras, que embora dê passagem para a Torre de Moreiras, apenas distam 200m uma da outra. Contudo estamos a falar de distâncias muito pequenas, pois de Almorfe à M314 são cerca de 600m e de Moreiras à mesma M314 são cerca de 1,1km. Seja como for, temos de sair da estrada principal para as conhecermos, e vale a pena sair da estrada, principalmente por este conjunto de Moreiras e Torre de Moreiras.

 

1600-torre-moreiras (70)

 

Torre de Moreiras e restante freguesia toda ela localizada nas terras altas da Serra do Brunheiro, entre os 800 e 900 metros de altitude, com invernos rigorosos e sempre num completo contraste climatérico com a veiga de Chaves, principalmente em termos de nevoeiros, ou seja, quando a veiga está mergulhada em nevoeiro, estas terras altas gozam de um sol de fazer inveja, já o contrário também é verdade, pois quando o nevoeiro deixa o vale e sobe as encostas da Serra do Brunheiro, estaciona no seu planalto e fica por lá até que desce novamente ao vale. Um fenómeno engraçado de observar, mas que tem menos graça quando estamos mergulhados nesse nevoeiro, principalmente pelo frio húmido que se entranha nos corpos até aos ossos, daquele frio mesmo frio que se sente mais frio do que aquilo que na realidade é. Quem costuma andar mergulhado neste nevoeiro, sabe do que estou a falar.

 

1600-torre-moreiras (82)

 

Nevoeiro frio que chega a doer, mas que tem tanto de rigor como de mistério e encanto, aliás, eu costumo dizer que parte do sangue que corre nas veias dos flavienses é feito de nevoeiro.   

 

1600-torre-moreiras (81)

 

Quanto à Torre de Moreiras, embora tenha todas as características de uma aldeia, por tão próxima que está de Moreiras, mais parece um bairro da sede de freguesia, e afinal de contas é a Torre de Moreiras. Mas o contrário também poderia ser verdade, pois as dimensões da aldeia da Torre de Moreiras é idêntica ou até maior que Moreiras, embora historicamente falando, principalmente em termos de Igreja (instituição) e época medieval, Moreiras marque mais pontos.

 

1600-torre-moreiras (73)

 

De facto, e segundo reza a história e Arquivo Distrital de Vila Real:

 

1600-torre-moreiras (80)

 

A freguesia de Moreiras foi reitoria da apresentação da Casa de Bragança, e comenda da Ordem de Cristo, da Casa de Cadaval, no termo de Chaves. 

Pertenceu à arquidiocese de Braga até à criação da diocese de Vila Real. 

Encontra-se eclesiasticamente anexa à freguesia de Santa Leocádia. A paróquia de Anelhe foi anexa à de Moreiras. 

 

1600-torre-moreiras (74)

 

E continua:


Vilarinho das Paranheiras surge como paróquia independente a partir da desagregação da vasta paróquia medieval de Santa Maria de Moreiras. 

Freguesia do concelho de Chaves composta pelos lugares de Almorfe, France, Moreiras e Torre. 

A paróquia de Moreiras pertence ao arciprestado de Chaves e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. O seu orago é Santa Maria 

 

1600-torre-moreiras (71)

 

Quanto às imagens que hoje vos deixo são as resultantes das 3 visitas que fiz à aldeia, a primeira em 2006, a segunda em 2007  e a última vez em 2013, sendo 2006 a primeira vez que fui à aldeia, embora já a conhecesse as suas vistas desde Moreiras, pois a esta última a primeira vez que lá fui já foi há mais de trinta anos, mas só mesmo em 2006 é que fiquei a saber que a Torre de Moreiras era uma aldeia à parte de Moreiras.

 

1600-torre-moreiras (68)

 

Assim, é natural que as fotografias já não estejam muito atualizadas, pois a maioria já têm pelo menos 12 ou 13 anos, já pode haver algumas diferenças, é que o tempo não é igual em todas as épocas, principalmente o desta nova época que atravessamos em que o despovoamento rural foi acelerado tragicamente. Daqui a 20 ou menos anos, veremos como estará a nosso mundo rural.

 

1600-torre-moreiras (86)

 

E vai sendo tudo. Ficam algumas imagens que escaparam às anteriores seleções de publicações neste blog e aquele que já vai sendo habitual nos posts das aldeias, um pequeno vídeo com todas as imagens que até hoje foram publicadas sobre a aldeia.

 

1600-torre-moreiras (66)

 

Para a próxima semana, se tudo correr bem, cá estarei de novo com mais uma adeia do concelho de Chaves, que pela ordem alfabética que temos seguido nesta ronda, será a aldeia de  Travancas, ou seja, continuaremos a andar por terras altas da montanha, terras da melhor batata que acompanha sempre as melhores iguarias que chegam às nossas mesas.

 

1600-torre-moreiras (25)

 

Fica então o vídeo e o link direto para o youtube ou partilhas

 

https://youtu.be/SPe8tQrfs-I

 

 

 

Consultas:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1043896 em 24-08-2019

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

20-anos(60378)

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB