Vivências

Setembro
Tal como janeiro, setembro também marca o início de um novo ano. Não é o ano civil, mas é o ano letivo, igualmente importante para quem tem filhos em idade escolar. E, assim, depois das merecidas férias, os pais passam mais uma vez por aquela fase de saber as turmas e os horários dos filhos, resgatar os vouchers dos livros escolares, comprar mochilas novas, fazer listas de material para as aulas de Educação Visual… Depois, no dia marcado, acontecem as apresentações nas escolas e, no dia seguinte, arrancam as aulas.
Mas a escola é apenas uma parte da nova rotina. Para a maioria dos pais, em maior ou menor número (para alguns, claramente em exagero) vai ser necessário encaixar no horário as atividades extra-curriculares dos filhos, ou seja, o futebol, a piscina, as aulas de Inglês, o ballet, a patinagem, o karaté… e definir quem os vai levar e quem os vai buscar, pois não raras vezes, pela coincidência de atividades, pai e mãe têm de se desdobrar em viagens.
E, então, finalmente, lá para o fim do mês, quando tudo já estiver em velocidade de cruzeiro, será a vez dos pais marcarem as suas atividades… (sobrará espaço para uma ida ao ginásio ou para as aulas de Pilates para aliviar as dores nas costas?).
Na minha crónica de agosto, sem grande inspiração, prometi que voltaria em setembro com nova energia… Pois cá estamos, e a nova energia bem que faz falta!
Um bom regresso ao novo ano letivo!
Luís Filipe M. Anjos
Leiria, setembro de 2025


